BRUXELAS » Protesto contra pacto migratório

Publicação: 17/12/2018 03:00

Milhares de pessoas se manifestaram em Bruxelas ontem contra o pacto da ONU sobre migração, uma manifestação convocada por um grupo de extrema direita e marcada por incidentes com as forças de segurança. A polícia contou pelo menos 5.500 participantes, concentrados na vizinhança das instituições europeias. “Nosso povo primeiro”, foi lido nos cartazes. Outros slogans pediam a renúncia do primeiro-ministro belga, Charles Michel.

Depois de um começo calmo, os manifestantes começaram a lançar projéteis contra as forças da ordem e as fachadas de alguns edifícios da União Europeia (UE). A polícia respondeu com gás lacrimogêneo e jogou água para dispersar os manifestantes. Pelo menos 90 pessoas foram presas, afirmou a agência de notícias belga.

O Pacto Global para as Migrações, assinado na segunda-feira por mais de 150 países, incluindo a Bélgica, visa fortalecer a cooperação internacional para uma “migração segura, ordenada e regular” e pede, entre outros, o fim das prisões arbitrárias.

O papa Francisco expressou ontem seu apoio e pediu à comunidade internacional que aja com “responsabilidade, solidariedade e compaixão” com os migrantes. (AFP)