EX-ADVOGADO » "Sabia que pagar por silêncio era errado"

Publicação: 15/12/2018 03:00

Washington (AFP) - O presidente americano, Donald Trump, sabia que era errado ordenar o pagamento a duas mulheres para que não revelassem seus relacionamentos com ele antes das eleições, afirmou seu ex-advogado Michael Cohen em uma entrevista exibida nesta sexta-feira. Trump atuou porque “estava muito preocupado como isto afetaria a eleição”, disse Cohen ao canal ABC News em seus primeiros comentários desde que foi condenado a três anos de prisão na quinta-feira.

Michael Cohen “admitiu por si mesmo que era um mentiroso”, rebateu Hogan Gidley, porta-voz ajunto da Casa Branca, questionado por jornalistas. “Ele mesmo dizer ‘vou parar de mentir a partir de agora’ é um pouco absurdo”.

Já o presidente afirma que nunca ordenou a seu então advogado que violasse a lei.

Cohen rebateu assim a afirmação de Trump: “Eu não penso que exista alguém que acredite nisso”, declarou Cohen a George Stephanopoulos no programa Good Morning America. “Primeiro de tudo, nada na Organização Trump era feito a menos que fosse dirigido pelo Sr. Trump. Ele ordenou que fizesse os pagamentos, ordenou o meu envolvimento nestes assuntos”, disse Cohen. “Ele sabe a verdade. Eu sei a verdade. Outros sabem a verdade”, completou. “E aqui está a verdade: as pessoas dos Estados Unidos da América, pessoas do mundo, não acreditam no que ele está dizendo. O homem não diz a verdade. E é triste que eu tenha que assumir a responsabilidade por seus atos sujos”, disse Cohen.