MáXIMO » Sobe o número de mortos em explosão de tubulação

Publicação: 21/01/2019 09:00

A explosão em uma tubulação de combustível no estado mexicano de Hidalgo deixou pelo menos 79 mortos 74 feridos e ocorreu no momento em que centenas de pessoas roubavam a gasolina que vazava do duto.

“Aos 73 mortos já contabilizados somam-se mais seis, e podemos dizer que 79 mexicanos morreram em consequência dessa explosão”, disse o ministro da Saúde, Jorge Alcocer, em entrevista coletiva no palácio presidencial na capital do México.

De acordo com fontes hospitalares, 66 pessoas continuam internadas em Hidalgo e em localidades vizinhas. Os casos mais graves foram transferidos para a Cidade do México, pois exigem cuidados mais complexos, explicou o ministro.

“Há pacientes graves com queimaduras de mais de 80% (do corpo) e que já têm comprometimento de seu tecido interno”, relatou Alcocer.

“É uma tragédia que nos dói muito. Estamos aqui para oferecer todo o apoio, ajuda aos moradores, às pessoas afetadas, às vítimas”, disse o presidente Andrés Manuel López Obrador em entrevista coletiva ao lado do governador de Hidalgo, Omar Fayad, após visitar a área do desastre.

Ele acrescentou que esta tragédia não muda sua estratégia contra o roubo de combustível e demonstra “infelizmente a necessidade de mantê-la”. “Continuaremos a erradicar essa prática”, enfatizou.

A explosão ocorreu na noite de sexta-feira na comunidade de Tlahuelilpan, na localidade de Hidalgo, a cerca de 120 km da capital, depois de que traficantes de combustível perfuraram um duto e cerca de 700 pessoas se lançaram para roubar gasolina. O incêndio subsequente foi extinto pouco antes da meia-noite de sábado.  (AFP)