CÚPULA » Trump e Kim Jong-un terão nova reunião

Publicação: 19/01/2019 03:00

O presidente americano, Donald Trump, se reuniu na sexta-feira na Casa Branca com o enviado do líder norte-coreano, Kim Jong-un, para preparar uma nova cúpula entre os dois - que deve ocorrer perto do fim de fevereiro, segundo a Casa Branca -, na qual eles pretendem avançar nas negociações sobre a promessa de Pyongyang de “desnuclearização”.

“O presidente almeja se encontrar com o presidente Kim em um local a ser anunciado em outra ocasião”, afirmou a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders. Kim Yong Chol, braço direito de Kim Jong-un, se reuniu por 90 minutos com Trump na Casa Branca para tratar das “relações entre os dois países e do avanço para a desnuclearização total e completamente verificada da Coreia do Norte”, segundo Sanders.

Esta reaproximação diplomática se dá pouco mais de um ano depois de Trump ameaçar varrer a Coreia do Norte do mapa, com os testes nucleares e de mísseis de Pyongyang agitando nervos no leste da Ásia. Sanders elogiou os esforços do país asiático em se reconciliar, mas descartou, por enquanto, uma demanda crucial de Pyongyang: a suspensão das sanções.

“Os Estados Unidos vão continuar a manter a pressão e as sanções contra a Coreia do Norte até vermos a desnuclearização completa e comprovada”, garantiu Sanders à imprensa. “Tivemos ótimos sinais de boa-fé dos norte-coreanos em libertar os reféns e outros movimentos e, portanto, continuaremos essas conversas”, disse ela. Sanders se referiu à rápida deportação de Pyongyang no ano passado de um americano. (AFP)