PROTESTO » Espanhóis pedem renúncia de premiê

Publicação: 11/02/2019 03:00

Milhares de espanhóis se juntaram a uma manifestação de direita na capital da Espanha, Madri, ontem para exigir que o primeiro-ministro socialista, Pedro Sanchez, renuncie, após oferecer aos separatistas da Catalunha a chance de uma mesa redonda para negociações. A direita considera a oferta uma traição e entrega. Os separatistas rejeitaram a oferta de qualquer maneira. Os protestos foram convocados pelo Partido Popular (PP) e Ciudadanos (Cidadãos). Como a direita, os socialistas dominantes também se opõem à independência catalã.

Grupos de extrema-direita, incluindo o partido Vox, também estiveram presentes no protesto, realizado sob o slogan “Por uma Espanha unida. Eleições agora!”. A maior parte dos manifestantes se reuniu na Plaza de Cólon, com cartazes a favor das forças de segurança do país e palavras de ordem pela renúncia de Sanchez. “O tempo do governo de Sanchez acabou”, disse o presidente do Partido Popular, Pablo Casado, que pediu aos eleitores para punir os socialistas de Sanchez nas próximas eleições europeias, locais e regionais em maio.

As tensões políticas ocorrem antes de um julgamento altamente sensível no Supremo Tribunal da Espanha, que começa amanhã contra 12 separatistas catalães que enfrentam acusações, incluindo de rebelião, em uma tentativa fracassada de secessão em 2017. Sanchez herdou a crise catalã do ex-primeiro-ministro Mariano Rajoy, o então líder do Partido Popular, depois que Rajoy não conseguiu parar o apoio para a secessão na Catalunha por cerca de metade dos eleitores da região.