Ataque em bonde deixa três mortos na Holanda Crime levou a polícia a decretar alerta máximo em aeroportos e prédios importantes do país

Publicação: 19/03/2019 03:00

Três pessoas morreram e nove ficaram feridas em um ataque a tiros ontem em um bonde elétrico na zona oeste da cidade de Utrecht, no centro da Holanda. Três vítimas estão em estado grave, segundo informações do prefeito Jan van Zanen. A polícia considera a possibilidade de “motivações terroristas”  e horas após o crime prendeu Gökmen Tanis, 37 anos nascido na Turquia, como principal suspeito.

Segundo testemunhas, um homem sacou uma arma e começou a disparar de forma aleatória e contínua. A polícia local indicou que ele fugiu após a ação, que aconteceu por volta das 10h45 (6h45 em Brasília). Uma unidade antiterrorista foi enviada à Utrecht depois do crime.

Com o atentato, as autoridades recomendaram que as escolas da cidade mantivessem as portas fechadas e elevaram o nível de ameaça terrorista ao mais alto para a região. A polícia holandesa está em “alerta máximo” para aeroportos e “prédios importantes” do país.

A segurança também foi reforçada nas mesquitas de Utrecht. Na sexta-feira 15, um australiano de 28 anos matou 50 pessoas em duas mesquitas na cidade de Christchurch, na Nova Zelândia, e transmitiu as ações ao vivo no Facebook. Antes dos atentados, ele escreveu um manifesto citando vários autores de ataques racistas ou de extrema direita.

O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, disse estar “profundamente preocupado” com o incidente e cancelou uma reunião que teria com partidos da coalizão. Em seu perfil oficial, a cidade de Utrecht confirmou a prisão do “principal suspeito”. O pai do suspeito, Mehmet Tanis, disse que quer que seu filho seja punido se realmente for o autor do ataque, informou a agência de notícias turca DHA. Não está claro se o suspeito agiu sozinho.

“Se foi ele, deve ser punido”, disse Mehmet Tanis. “Não existe diálogo, não tenho contato com meu filho há 11 anos. Não nos falamos desde 2008. Ele não tinha uma atitude agressiva, mas faz 11 anos desde então. O que aconteceu, o que ele viveu? Eu não sei.”

Segundo a imprensa turca, a família de Gokmen Tanis é de Yozgat, no centro da Turquia. Mehmet Tanis disse à DHA que ele retornou à Turquia em 2008 depois de se divorciar de sua esposa, que ficou com seu filho Gokmen na Holanda, para onde haviam emigrado juntos. Ele se casou novamente e agora mora na província de Kayseri, no centro da Turquia.

Mais cedo, um cordão de isolamento foi montado na Praça 24 de Outubro, onde fica a estação de um VLT (veículo leve sobre trilhos) onde ocorreu o ataque. Serviços de emergência e helicópteros foram ao local, incluindo membros da unidade antiterror.

Uma testemunha relatou à NOS News ter visto uma mulher sair do VLT correndo, com sangue nas mãos e nas roupas antes de cair no chão. “Eu a levei para o meu carro e a ajudei. Quando a polícia chegou, ela estava inconsciente”, disse.

Durante o ataque, as autoridades locais recomendaram que as escolas de Utrecht mantenham as portas fechadas, e elevaram o nível de ameaça terrorista ao mais alto para a região. A polícia holandesa está em “alerta máximo” para aeroportos e “prédios importantes” do país, e afirmou que ao menos uma pessoa pode ter fugido em um carro. (AFP)