De olho em 2020, casal gay sacode EUA Especialistas afirmam que a campanha de Pete Buttigieg tem promovido impacto cultural no país

Publicação: 18/05/2019 03:00

A campanha sem precedentes de Pete Buttigieg, com seu marido e potencial “primeiro-damo”, Chasten Glezman, a seu lado, está mexendo com a política nos Estados Unidos, onde promete mudar a percepção do casamento entre pessoas do mesmo sexo e o significado de família. Os Buttigieg são o casal gay com mais visibilidade no momento, em meio a uma onda de popularidade desde que Pete, prefeito de South Bend, Indiana, de 37 anos, anunciou sua pré-candidatura democrata à Presidência e seu desejo de desafiar Donald Trump em 2020.

Se este improvável cenário se concretizar, Buttigieg será o primeiro comandante em chefe abertamente gay dos Estados Unidos, e seu companheiro, de 29, o primeiro “primeiro-damo” na história. Juntos, desafiariam as expectativas do que um “primeiro-casal” pode, ou deveria, ser.

Embora continue sendo um sonho distante, a 18 meses das eleições, especialistas acreditam que este casal já esteja tendo um impacto cultural substancial. Milhões de americanos conheceram o pré-candidato e seu marido em pessoa em atos de campanha, ou viram suas entrevistas pela televisão.

A capa da revista Time desta semana, audazmente intitulada “Primeira-Família”, mostra uma foto de ambos parados na porta de casa. Uma imagem comum que captura, no entanto, um momento cultural extraordinário. Devido à grande cobertura midiática de sua meteórica campanha, Buttigieg - praticamente desconhecido há semanas, mas agora nos primeiros lugares entre os 21 pré-candidatos.    

A posição média dos americanos sobre o casamento gay evoluiu rapidamente, disse Brian Powell, professor de Sociologia na Universidade de Indiana. segundo sua pesquisa, em 2003, predominava uma visão de família tradicional de marido, esposa e filhos. Em 2015, prevalecia o ideal “inclusivo”.

Buttigieg é um religioso declarado. O casal Buttigieg seria um símbolo do que hoje se pode conseguir politicamente. Sentado junto com seu marido, Chasten disse à CBS News  que brigam por quem vai lavar a roupa, ou tirar o lixo - como a maioria dos casais americanos. (AFP)