ARGENTINA » Kirchner julgada por crime de corrupção

Publicação: 21/09/2019 03:00

O juiz federal argentino Claudio Bonadio decidiu ontem levar a julgamento a ex-presidente Cristina Kirchner e os demais acusados pelo “escândalo dos cadernos”, no qual a atual candidata à vice-presidência era investigada por integrar uma rede de propinas pagas por empresários a integrantes do governo em troca de contratos de obras públicas.

Bonadio, encarregado do caso, decidiu concluir as investigações e levar a questão para os tribunais, onde Kirchner - senadora desde 2017 - é acusada dos crimes de formação de quadrilha e corrupção passiva.

Além disso, o juiz, como já havia feito outras vezes, solicitou ao Senado que debata e aprove a perda de imunidade da ex-presidente, com o objetivo de que seja detida e cumpra a prisão preventiva, emitida contra Cristina Kirchner em setembro do ano passado. No entanto, como em outras oportunidades, o Senado, dominado pelo peronismo, partido de Cristina, não deve aprovar o pedido.

O caso foi descoberto em agosto do ano passado, quando uma investigação jornalística revelou os cadernos onde o motorista Oscar Centeno supostamente detalhava as viagens que fazia por Buenos Aires para entregar bolsas com milhões de dólares a funcionários kirchneristas.

Esse julgamento, que afeta também alguns dos mais importantes empresários do país, ainda não tem data para acontecer.

Ele se soma a outros processos pelo qual Cristina Kirchner responde, muitos por corrupção.