Caos marca protesto em Barcelona Grande e violenta mobilização realizada nesta sexta-feira tinha maioria de separatistas radicais e é uma reação à prisão de seus líderes pelos tribunais

Publicação: 19/10/2019 03:00

O centro de Barcelona mergulhou no caos na noite desta sexta-feira em confrontos violentos entre separatistas radicais e a polícia, ao fim do quinto dia de protestos contra a condenação de seus líderes pelos tribunais espanhóis. Barricadas em chamas e fogueiras iluminavam as ruas do centro da cidade, em um cenário de uma batalha entre centenas de manifestantes e policiais, que respondia aos ataques com disparos de balas de borracha e gás lacrimogêneo.

Os sinais da violência podiam ser vistos no asfalto queimado e janelas quebradas na elegante avenida do Paseo de Gracia, que recebeu uma maré humana vestindo as cores amarela, vermelha e azul, as mesmas da bandeira da independência.

Os serviços de emergência informaram que 60 pessoas receberam atendimento médico, incluindo três com contusões oculares e uma com contusão facial.

Por volta da meia-noite, o cheiro de fumaça impregnava o ar, enquanto carros da polícia circulavam à procura de agressores. “Parece mais calmo…”, declarou um porta-voz da polícia. Segundo as autoridades municipais, 525.000 pessoas participaram da mobilização desta sexta contra a condenação de seus líderes pela justiça espanhola. O ambiente festivo contrastou com a ação de centenas de jovens, que ergueram barricadas em chamas e lançaram objetos contra os agentes que protegiam a sede da Polícia Nacional.

Segundo o ministro do Interior espanhol, 128 pessoas foram detidas desde o início da semana, incluindo nove em prisão provisória, enquanto 207 policiais foram feridos, muitos em estado grave. Milhares de pessoas que partiram na ultima quarta-feira de cinco cidades da província, com faixas e bandeiras independentistas, participaram da grande manifestação.

“Estamos há muitos anos reivindicando com muita paciência e queremos que isto seja o gatilho para a situação mudar”, disse David Blanco, um agente comercial de 56 anos que se juntou à última etapa da marcha.

Na metrópole catalã, onde milhares de estudantes já estavam mobilizados, os efeitos da greve eram claros.

Mesmo pessoas contrárias à independência da região também foram às ruas. Josue Condez, de 34 anos e não separatista, se envolveu em uma bandeira espanhola, também queria participar da mobilização contra uma “sentença desproporcional” da Suprema Corte, que impôs sentenças de nove a 13 anos a nove líderes separatistas por causa da tentativa de secessão de 2017.

“Sinto-me catalão e espanhol, não sou separatista, mas não podemos infligir 13 anos de prisão a um político eleito por organizar um referendo (ilegal), mais do que por homicídio”, afirmou o técnico ferroviário. Depois de um início mais tranquilo, eclodiram confrontos entre militantes radicais que atiravam pedras e outros objetos contra a polícia perto da delegacia central da cidade. Vários focos de incêndios eram mostrados pelas televisões locais.

No aeroporto, 57 voos foram cancelados, segundo sua administradora Aena. E várias estradas da região foram bloqueadas nas primeiras horas da manhã, segundo fontes locais. (AFP)