AVIÃO CHILENO » Não há chance de sobreviventes em queda

Publicação: 13/12/2019 03:00

A Força Aérea chilena recuperou ontem restos humanos enquanto buscava pelos destroços do avião que caiu no início da semana, a caminho da Antártida, com 38 pessoas a bordo. As autoridades também confirmaram que os destroços encontrados na quarta-feira são mesmo da aeronave.

“As condições dos destroços encontrados tornam praticamente impossível que alguém possa ter sobrevivido ao acidente”, afirmou o diretor da Força Aérea, Arturo Merino, em entrevista para a imprensa com o ministro da Defesa, Alberto Espina, na base aérea de Punta Arenas.

Merino acrescentou que análises forenses serão feitas para confirmar a identidade das vítimas. Simultaneamente, um médico legista foi enviado à cidade para analisar o sangue dos familiares de quem morreu.

A aeronave desapareceu na última segunda, pouco depois de decolar de Punta Arenas, no sul da Patagônia chilena. A rota até a base aérea Presidente Eduardo Frei Montalva, na Antártida, é conhecida pela instabilidade climática, ventos fortes e poucas opções para pousos de emergência.

Havia 21 passageiros e 17 tripulantes a bordo, incluindo 15 oficiais da Força Aérea chilena, três do Exército, dois funcionários da empresa privada de construção Inproser e um da Universidade de Magallanes.

CAUSAS

Os profissionais que estavam no voo prestariam apoio logístico às instalações na base Eduardo Frei. Estavam previstas manutenções no oleoduto de abastecimento da base e a realização de tratamentos anticorrosivos. A causa do acidente é desconhecida.

O Hèrcules C-130 ficou incomunicável pouco mais de uma hora após a decolagem. A comunicação foi cortada quando a aeronave sobrevoava o mar de Drake. (Folhapress)