IMPEACHMENT » Democratas sofrem derrota

Publicação: 22/01/2020 09:00

O Partido Democrata sofreu sua primeira grande derrota no processo de impeachment contra o presidente americano, Donald Trump, ontem. No primeiro dia de julgamento no Senado, dominado pelos republicanos, os senadores negaram, por 53 votos a 47, dois pedidos de intimação para apresentar documentos - um dirigido à Casa Branca e outro ao Departamento de Estado.

Segundo a acusação, o republicano teria usado o cargo para pressionar o presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, a reabrir uma investigação sobre os negócios de um filho do ex-vice-presidente Joe Biden - o democrata é pré-candidato à eleição deste ano, na qual Trump disputará a reeleição.

Os senadores argumentaram que a responsabilidade pela produção de provas era da Câmara dos Deputados. No entanto, a Casa intimou o Executivo várias vezes - todas as requisições foram negadas pela equipe do presidente. A obtenção de documentos tornou-se um dos pontos centrais do impeachment. Uma das acusações contra Trump é justamente a de impedir que a Câmara investigasse o episódio. (Folhapress)