FÓRUM » Guedes fecha acordos na Suíça

Publicação: 23/01/2020 03:00

O ministro Paulo Guedes (Economia) se reuniu ontem com o chanceler do Erário do Reino Unido, Sajid Javid, posto correlato ao de ministro da área econômica. O ponto central do encontro foi a negociação do acordo para evitar bitributação ente os dois países. “Taxas sobre serviços técnicos e preços de transferência são dois últimos obstáculos a serem removidos”, disse Guedes à reportagem.

Negociação com representantes de governos faz parte da agenda da equipe econômica durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, que ocorre até amanhã. Na terça-feira, Guedes também se reuniu com representantes da EFTA, associados de livre comércio que reúne Finlândia, Noruega, Suíça e Liechtenstein, para alinhar pontos do acordo comercial. “Queremos acordos com Coreia do Sul, Japão e Canadá. Tudo gradual, para dar tempo de conseguirmos juros baixos, desregulamentação, simplificação e redução de impostos. Tudo gradual, para assegurar competitividade da indústria brasileira”, disse o ministro.

Também está em discussão a adesão do Brasil ao GPA (Government Procurement Agreement) da OMC (Organização Mundial do Comércio) que, pelos cálculos da equipe econômica, abre mercado de US$ 1,7 trilhões (R$ 7,1 trilhões) para empresas brasileiras e impede a corrupção em compras do governo.

A adesão ao GPA é considerada passo importante para a ambição do governo Jair Bolsonaro de colocar o Brasil na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico). “Temos trabalhado em busca de melhores práticas, mais transparência, combate à corrupção, abertura da Economia”, disse Guedes.

“TRUMP DOS TRÓPICOS”

Liderança global em assuntos relacionados ao meio ambiente, o ex-vice-presidente democrata dos Estados Unidos (1993-2001) Al Gore expressou ontem o humor de parte da elite global com o governo brasileiro. Em tom crítico, após palestra no Fórum Econômico Mundial, em Davos, o político norte-americano classificou Bolsonaro como o “Trump dos trópicos”. (Folhapress)