JEFF BEZOS » Príncipe ligado a invasão de celular

Publicação: 23/01/2020 03:00

O celular do diretor executivo da Amazon, Jeff Bezos, provavelmente foi invadido por um programa pirata escondido numa mensagem enviada pelo príncipe herdeiro saudita, Mohamed bin Salman, segundo uma análise publicada ontem. A inspeção, realizada por especialistas contratados por Bezos após o vazamento de informações pessoais no início de 2019, sugeriu que o celular do executivo foi invadido por “ferramentas” adquiridas por um conselheiro do líder de fato da Arábia Saudita.

A invasão que ocorreu há dois anos, gerou a publicação de imagens íntimas do presidente da Amazon, também proprietário do jornal The Washington Post, para o qual trabalhava Jamal Khashoggi, jornalista saudita crítico do governo saudita, assassinado em 2 de outubro de 2018 no consulado de seu país em Istambul.

Em uma declaração conjunta emitida em Genebra, os especialistas da ONU Agnès Callamard, relatora de execuções extrajudiciais, e David Kaye, relator sobre liberdade de expressão, consideraram que “a suposta invasão (no celular) de Bezos e de outras pessoas pedem uma investigação imediata das autoridades americanas e de outras também”.

Para os relatores, nomeados pelo Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, mas que não falam em nome da ONU, a suposta pirataria “reforça as informações de um programa de vigilância direcionado àqueles que são percebidos como oponentes e/ou com importância estratégica” aos olhos de Riad. (AFP)