Capitão Coragem, o herói em quarentena

Publicação: 22/02/2020 03:00

Gennaro Arma é o herói do cruzeiro. Entre brincadeiras e informações essenciais, o capitão italiano do navio Diamond Princess soube encontrar o tom adequado para acalmar os passageiros em quarentena há mais de duas semanas em Yokohama, no Japão, por causa do novo coronavírus.

Arma começou de baixo sua carreira na companhia marítima norte-americana em 1998. Passados 20 anos, assumiu o comando do Diamond Princess. “Nascido na magnífica península de Sorrento, na Itália, o capitão Arma sempre foi um apaixonado pelo mar”, afirma seu empregador.

É pouco provável, no entanto, que tenha imaginado passar por tamanho desafio em sua vida profissional: ter de lidar com 3,7 mil pessoas ansiosas diante do temor de serem infectadas com um vírus até então desconhecido. Com o passar dos dias, os casos se multiplicaram, chegando a 634 nesta quinta. Os resultados de centenas de testes ainda eram desconhecidos.

Sem nunca perder seu sangue frio, ou parecer cansado, Arma tomou o microfone regularmente, várias vezes ao dia, para transmitir mensagens aos passageiros confinados 24 horas do dia, em cabines às vezes sem janelas. Com inglês de sotaque italiano, soube levantar seu ânimo. Sua calma e sua atenção para com os demais lhe valeram a aprovação dos passageiros.

“Um diamante é um pedaço de carvão que evoluiu muito bem sob pressão”, disse o capitão aos passageiros, referindo-se ao nome do navio e pedindo a eles que lessem as mensagens de apoio com a hashtag #hangintherediamondprincess. “Estou convencido de que, se permanecermos unidos como uma família, poderemos ter êxito nesta viagem. O mundo está olhando para nós. É uma razão extra para que todos nós demonstremos nossa força”.

No dia de São Valentim (o Dia dos Namoradores), enviou chocolates para os passageiros com mensagens de estímulo e recitou um trecho de Coríntios: “O amor tudo perdoa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”

Os passageiros se apoiaram em seu tom calmo. “Uma das razões pelas quais o pânico não explodiu entre os passageiros foi a forma como o capitão controlou as coisas, com mensagens regulares, respostas às preocupações dos passageiros, desculpas pela distribuição tardia de medicamentos”, tuitou uma das pessoas a bordo.

Na Itália, ele se tornou o “Capitão Coragem”. “Há tanta coisa para fazer a bordo. Minha única preocupação é cuidar dos passageiros e da tripulação. Espero apenas que isso termine logo”, declarou ao jornal italiano Repubblica. (AFP)