Berço da pandemia sai da quarentena

Publicação: 25/03/2020 03:00

Enquanto parte da humanidade está confinada, a China se prepara para suspender parte das restrições. A partir desta quarta-feira, habitantes saudáveis da província de Hubei poderão circular livremente. Mas os que moram Wuhan, berço da pandemia e isolada desde janeiro, terão que esperar até 8 de abril.

“A medida será aplicada ao restante da província de Hubei a partir de hoje. A princípio, apenas os moradores considerados saudáveis poderão fazer deslocamentos de maneira livre. Esta região, com 56 milhões de habitantes, foi colocada em quarentena no fim de janeiro. Mas as restrições foram retiradas de maneira progressiva desde a visita no início do mês do presidente Xi Jinping.

O número de novos casos foi muito pequeno durante as últimas semanas em Hubei, mas nesta terça-feira o ministério da Saúde informou um contágio adicional em Wuhan. A China registrou 78 novas mortes pelo coronavírus ontem, o que preocupa países. Do total de mortes, 72 são pessoas que chegaram do exterior.

As pessoas que desejam entrar ou sair de Hubei ou Wuhan serão autorizadas desde que apresente um código QR “verde” no smartphone. O código é emitido pelas autoridades e certifica que a pessoa não está infectada com o novo coronavírus. O país já registrou 427 casos importados. Quase todas as novas infecções em território chinês nos últimos dias são de pessoas que retornam ou procedem do exterior, no momento em que a epidemia parecia estar sob controle no país. Muitas cidades adotaram regras estritas para colocar os recém- chegados em quarentena, como Pequim.

Argentina
Para amenizar o impacto na economia das famílias que ficaram sem rendimentos devido à quarentena geral, o governo da Argentina anunciou uma ajuda de 10 mil pesos (cerca de R$ 800). A princípio, será uma única cota paga em abril, mas o benefício pode se estender, caso a determinação de isolamento total permaneça

O Ingresso Familiar de Emergência (IFE) é para trabalhadores entre 18 e 65 anos que ficaram sem receber recursos por causa da interrupção de suas atividades econômicas, tanto formais quanto informais. As famílias que têm outra fonte de renda ou têm capacidade econômica demonstrável não receberão o benefício. (AFP)