Nova York reduz nível de contágio

Publicação: 26/03/2020 03:00

A quarentena e distanciamento social estão diminuindo a taxa de contágio pelo coronavírus em Nova York, epicentro da pandemia nos Estados Unidos. O governador Andrew Cuomo disse que as projeções de pacientes hospitalizados pelo vírus estão aumentando em ritmo mais lento do que o previsto, devido às rigorosas medidas adotadas no estado, que fechou escolas e empresas não essenciais e proibiu as reuniões de qualquer número de pessoas.

“No domingo, a projeção era que as internações dobrassem a cada dois dias. Na terça, as projeções sugeriam que as internações dobrem a cada 4,7 dias. É quase bom demais para acreditar”, disse Cuomo em entrevista coletiva. “As flechas apontam na direção certa”, embora o número de casos continue aumentando, afirmou. Existem mais de 30 mil casos no estado de Nova York, sendo quase 18 mil na cidade de Nova York, com 285 mortes.

Cuomo disse que Nova York precisará 30 mil respiradores no pico da pandemia, que deverão chegar à Big Apple em 21 dias. O estado já possuía 4 mil respiradores, conseguiu comprar outros 7 mil, recebeu 4 mil a mais do governo federal e ainda falta 15 mil para atender cerca de 140 mil pacientes com coronavírus no ápice da pandemia, calculou Cuomo.

O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, disse que a cidade ficará sem equipamento médico suficiente para cuidar dos doentes neste final da semana. Cuomo, entretanto, garantiu que os atuais recursos vão durar por mais de 15 dias. “Agora, e em um futuro próximo, temos suprimento. Ainda não garantimos o suprimento por três semanas, daqui a quatro semanas, cinco semanas. Mas continuamos comprando”, disse o governador. (AFP)