ONU lança plano contra vírus que "ameaça a humanidade" Meta é arrecadar US$ 2 bilhões, recursos a serem aplicados em medidas sanitárias e tratamento médico em áreas vulneráveis

Publicação: 26/03/2020 03:00

A pandemia de coronavírus “está ameaçando toda a humanidade”, disse ontem o secretário-geral da ONU, António Guterres, lançando um plano de resposta global que vai até dezembro, que inclui doações de até US$ 2 bilhões. O objetivo do Plano Mundial de Resposta Humanitária à Covid-19 é combater o vírus “nos países mais pobres do mundo” e responder às necessidades das pessoas mais vulneráveis.

“A resposta individual de cada país não basta”, disse o ex-primeiro-ministro português, que havia alertado na semana passada a perspectiva de “milhões” de mortes se uma resposta global não for coordenada para conter a “catástrofe da saúde” resultante da pandemia. O plano buscará “ajudar pessoas extremamente vulneráveis”, especialmente idosos, doentes crônicos, deficientes, mulheres e crianças, disse Guterres.

A Covid-19 causou mais de 21,1 mil mortes e 467,5 mil casos de contágio em 182 países ou territórios, de acordo com o último balanço da Universidade Johns Hopkins. O coronavírus, ressaltou o secretário-geral, “está chegando a países onde já existem crises humanitárias causadas por conflitos, desastres naturais e pela mudança climática”, onde “as pessoas, que foram obrigadas a fugir de suas casas por conta das bombas, da violência ou das inundações, vivem sob coberturas de plástico nos campos, ou amontoadas em campos de refugiados ou assentamentos informais”.

Não é apenas “uma questão básica de solidariedade humana” mas “é também crucial para combater o vírus”, acrescentou Guterres. De acordo com ele, se não tomarmos medidas decisivas neste mesmo instante, o temor é que o vírus se enraize nos países mais frágeis e “o mundo inteiro estará vulnerável à medida que continua sua marcha ao redor do planeta”.

Modesto comparado aos dois trilhões de dólares desbloqueados por Washington para a economia dos Estados Unidos, o plano lançado pela ONU objetiva cobrir o período entre abril e dezembro deste ano, o que aponta uma previsão de uma crise maior e prolongada. O pacote norte-americano, aprovado ontem pelo Senado, é o maior da história do país e inclui entrega de cheques aos trabalhadores.

O valor, de 2,012 bilhões de dólares, inclui pedidos de doações já lançados por diferentes agências da ONU, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Programa Mundial de Alimentos PAM, o Alto Comissário para Refugiados e a Unicef. A OMS receberia 450 milhões de dólares; a Unicef, 405 milhões; e o PAM 350 milhões. “Se financiado adequadamente, o plano salvará muitas vidas”, disse Guterres.

O líder também pediu aos 193 membros da ONU que continuem alimentando o fundo para ajuda humanitária, que beneficia anualmente 100 milhões de pessoas no mundo. Sem esses fundos, a pandemia pode levar a outras epidemias como a cólera, alerta a organização.

Detalhado em 80 páginas, o plano humanitário será implementado pelas várias agências das Nações Unidas com as ONGs em um “papel direto”, sob a coordenação do secretário-geral adjunto da ONU para assuntos humanitários, o britânico Mark Lowcock. (AFP)