Hotéis reabrem em Madri e Barcelona

Publicação: 23/05/2020 03:00

Com restrições de capacidade rigorosas, Madri e Barcelona poderão reabrir terraços de bares, museus e hotéis a partir desta segunda-feira, como já havia feito metade do país há duas semanas, anunciou o governo espanhol.

Cerca de 22 milhões de espanhóis também serão beneficiados com a reabertura, em suas respectivas províncias, de praias, piscinas e até teatros. Em todos os casos, a reabertura será feita com restrições de capacidade para continuar o controle da pandemia do novo coronavírus, que causou até o momento por volta de 28 mil mortes na Espanha.

Após um conselho de ministros extraordinário, o poder Executivo anunciou a transferência de Madri e Barcelona, as duas maiores cidades do país, para a chamada Fase 1, duas semanas depois de metade da Espanha. Ambas as áreas foram as mais castigadas pela epidemia no país. Graças à Fase 1, bares e restaurantes poderão reabrir seus terraços ao ar livre, desde que tenham uma ocupação limitada de 50% das mesas, nas quais até dez pessoas poderão se reunir.

Museus também poderão reabrir - com capacidade reduzida a um terço - e hotéis, embora as áreas comuns dos mesmos, como piscinas, academias e salões de jogos ainda permaneçam fechadas para prevenir riscos de contágio.

Nesta semana, em Madri e Barcelona, pequenos comércios começaram a reabrir. Com a fase 1, a expectativa é de aumento nesse movimento, já que poderão voltar a funcionar locais de até 400 m2, com 30% da capacidade. Habitantes de ambas as cidades poderão se deslocar para municípios próximos, embora “no momento não esteja permitida a circulação entre províncias”, esclareceu o ministro da Saúde, Salvador Illa. (AFP)