Quarentena para os viajantes

Publicação: 23/05/2020 03:00

O Reino Unido vai impor um isolamento obrigatório de 14 dias aos viajantes que chegam do exterior para impedir a propagação do novo coronavírus no território. A regra foi comunicada, nesta sexta-feira, pelo ministro encarregado da Irlanda do Norte, Brandon Lewis.

“As pessoas que chegarem ao Reino Unido terão que se submeter a uma quarentena para conter a propagação da doença”, disse Lewis à emissora de televisão Sky News. “Evidentemente, os cidadãos britânicos que voltarem poderão continuar a quarentena em casa. Os visitantes terão que tomar providências para realizar a quarentena por 14 dias”, acrescentou.

Essa medida será revista “a cada três semanas”, segundo o ministro. Brandon Lewis disse que, “no momento”, não está prevista nenhuma exceção para pessoas de países com baixa taxa de transmissão. Segundo a imprensa britânica, serão aplicados controles aleatórios aos viajantes, que podem ser multados em até 1.000 libras, o equivalente 1.221 dólares e a cerca de R$ 7 mil.

Haverá exceções para transportadores e profissionais da área da saúde, assim como para cidadãos irlandeses. O Reino Unido iniciará um desconfinamento progressivo a partir de 1º de junho.

Desde a última quarta, a França instituiu uma “quarentena voluntária” de 14 dias para os franceses que chegarem de fora da União Europeia, baseada na “responsabilidade individual”. (AFP)