Uruguai será o primeiro a retomar aulas presenciais

Publicação: 23/05/2020 03:00

Em meio ao aumento de casos e mortes na América Latina, o Uruguai é um bom exemplo. O presidente do país, Luis Lacalle Pou, anunciou a retomada das aulas presenciais em todos os níveis educacionais para junho. A decisão é apoiado por uma redução bem-sucedida da epidemia do coronavírus, que tem menos de 800 contágios confirmados e apenas 20 mortes.

"No Uruguai, no final de junho os estudantes assistirão pessoalmente às aulas", anunciou o presidente. O retorno, o primeiro do continente americano, será gradual e voluntário, acrescentou, antes de anunciar o cronograma de reembolso para os diferentes centros. O cronograma ocorrerá em três etapas: 1º, 15 e 29 de junho.

A segmentação, que obedece às características territoriais e aos alunos de cada centro, “tem uma justificativa científica e pedagógica”, afirmou Lacalle Pou. As escolas de educação especial - para crianças com deficiência - estarão entre as primeiras a retornar, juntamente com os centros rurais e os últimos anos do ensino médio no interior do país. No meio de junho, tas escolas primárias e secundárias serão reabertas, com exceção das de Montevidéu e dos centros de educação inicial. Os demais institutos retornarão na última segunda-feira do mês. Isso depois de mais de três meses da suspensão das aulas, ocorrida em 14 de março, um dia após a confirmação dos quatro primeiros casos no país. (AFP)