"É um grande dia para Floyd"

Publicação: 06/06/2020 03:00

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta sexta-feira que os novos dados sobre emprego marcaram um “grande dia” para George Floyd, o homem cujo assassinato na semana passada provocou protestos violentos em todo o país contra a brutalidade policial dirigida a afro-americanos. Onze dias após a morte de Floyd, sufocado por um policial branco durante sua prisão em Minneapolis, Trump disse que essa violência não pode ocorrer. No entanto, declarou: “Espero que George esteja olhando para baixo agora e dizendo que isto é grandioso para o nosso país”.

“É um ótimo dia para ele. É um ótimo dia para todos”, disse o presidente. “É um grande dia, um grande dia em termos de igualdade”, afirmou, em um momento em que é acusado de não dar nenhuma resposta às mazelas denunciadas pelos manifestantes, em especial sobre o racismo, a desigualdade e a violência policial. Trump tinha convocado a imprensa para comemorar a redução inesperada do desemprego e dedicou boa parte do discurso a comemorar esta “recuperação” econômica.

Seus comentários sobre George Floyd foram, então, interpretados como uma forma surpreendente de relacionar uma boa notícia econômica com o drama que sacode os Estados Unidos. A Casa Branca protestou contra o que chamou de uma “falsa” leitura. “O presidente falava muito claramente da luta por uma justiça equitativa e um tratamento equitativo perante a lei quando fez este comentário”, escreveu no Twitter um de seus assessores de comunicação, Bill Williamson.

Pouco antes de fazer o comentário sobre Floyd, Trump fez menção ao tema. “A igualdade perante a lei deve significar que cada americano receba o mesmo tratamento em cada interação com as forças de ordem, qualquer que seja a sua raça, a sua cor, seu sexo ou sua fé. Todos devem ser tratados de forma justa pelas forças de ordem”, disse. (AFP)