VATICANO » Fiéis voltam à Praça de São Pedro

Publicação: 01/06/2020 03:00

Pela primeira vez em três meses, o papa Francisco falou ontem da janela do Palácio Apostólico aos fiéis autorizados a entrar na Praça de São Pedro, no Vaticano, que foram obrigados a respeitar o distanciamento social.  “Hoje que a praça está aberta, podemos voltar, é um prazer”, disse o pontífice, que saudou os fiéis espalhados pela praça.

De acordo com a Santa Sé, 1.500 pessoas entraram na praça ontem, muito abaixo do fluxo normal, quando a área fica lotada com turistas e peregrinos de todo o mundo. Elisa Marzia Vitalino, diretora de uma escola, afirmou que não queria perder o momento “altamente simbólico”, que considera “um ponto de partida para iniciar uma reflexão sobre o futuro”.

Durante o confinamento, o pontífice apareceu no fim de março em uma praça de São Pedro deserta para presidir uma oração contra a “tempestade” da pandemia, uma imagem impactante e que foi comentada em todo o mundo. Ontem, sob um sol radiante, Francisco parecia desfrutar o encontro com os fiéis, em uma data importante, o Dia de Pentecostes. O papa se dirigia aos fiéis graças a transmissões pela internet desde março.

O pontífice pediu aos fiéis que rezassem em silêncio com ele pelos “médicos, voluntários, enfermeiros, todos os trabalhadores da área da saúde que tanto fizeram neste período e merecem gratidão e admiração”. “Curar as pessoas é mais importante que a economia”, disse, entre aplausos.

Em outubro, o papa reuniu no Vaticano um sínodo inédito dedicado aos problemas da Amazônia, com 200 participantes, incluindo religiosos da região e representantes dos povos indígenas. Ao final da oração dominical, ontem, voltou a expressar preocupação com os povos indígenas da Amazônia “particularmente vulneráveis” à pandemia de Covid-19. (AFP)