Pressão para abrir as escolas

Publicação: 13/07/2020 03:00

Ontem, o governo Trump voltou a pressionar pela reabertura das escolas no outono no Hemisfério Norte, em um momento no qual o aumento de casos da Covid-19 nos EUA gera inúmeras advertências de que um retorno prematuro às aulas poderia piorar a situação.

Com número recorde diário de casos do vírus em várias regiões do país, um alto funcionário da Saúde disse que todas as medidas possíveis para conter a doença devem ser consideradas. No entanto, em duas entrevistas na televisão, a secretária de educação, Betsy DeVos, insistiu na necessidade de reabrir as escolas.

“As crianças precisam voltar para a escola, precisam voltar para a sala de aula”, afirmou DeVos à CNN, embora reconheça que devem ser levadas em consideração as condições de cada local. As famílias precisam que as crianças voltem para a sala de aula. E isso pode ser feito com segurança”, ressaltou ela.

A pressão para a reabertura das escolas vem de cima, com Trump ameaçando segurar o orçamento federal às escolas. “Não há o desejo de tirar o dinheiro deles”, disse ela. “De fato, queremos ver as escolas abertas e estamos comprometidos em garantir que os recursos estejam disponíveis para isso”.

Isso provocou uma forte indignação da líder democrata da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, que considerou os comentários de DeVos como sendo uma “negligência e descumprimento do dever. Eles estão brincando com a saúde dos nossos filhos”, ressaltou a líder democrata à CNN. “Todos queremos que nossos filhos voltem para a escola. Professores, pais e filhos. Mas eles devem retornar em segurança”, acrescentou. (AFP)