Agressão a homem negro abala a França As imagens mostram a vítima sendo surrada por três policiais. O presidente Emmanuel Macron se disse "consternado" com a violência policial em Paris

Publicação: 28/11/2020 03:00

O presidente francês, Emmanuel Macron, está “muito consternado” com o vídeo que mostra policiais espancando um homem negro em Paris - em um caso que abala seu governo e reabre o debate sobre a violência policial.

Macron se reuniu com o ministro do Interior, Gérald Darmanin. Após esta reunião, o ministro anunciou a suspensão dos quatro policiais. Eles foram convocados pela Inspetoria Geral da Polícia Nacional (IGPN) e serão presos para interrogatório.

As imagens mostram os golpes que três policiais infligiram ao produtor musical Michel Zecler, no último sábado, na entrada de um estúdio musical em Paris.

“Eles me chamaram de negro de merda várias vezes enquanto me espancavam”, denunciou a vítima.

Na filmagem da câmera de segurança, vê-se os três policiais entrando no estúdio. Eles agarram a vítima e, depois, aplicam-lhe socos e chutes, além de golpes com um cassetete.

Este caso surge em pleno debate na França sobre o polêmico projeto de lei “segurança global”. O texto, aprovado pela Assembleia Nacional na última terça-feira (24) e que ainda deve ser examinado pelo Senado.

O artigo mais polêmico do projeto pune com um ano de prisão e 45 mil euros (53.600 dólares) de multa a divulgação da “imagem do rosto, ou de qualquer outro elemento identificador”, dos membros das forças da ordem em ação, quando “atenta” à sua “integridade física, ou psicológica”.

Enquanto os sindicatos da polícia, a direita e a extrema direita aprovam o texto, a esquerda e os defensores das liberdades públicas veem na referida lei uma “ofensa desproporcional” à liberdade de informar e um sinal da deriva autoritária da presidência de Emmanuel Macron. (AFP)