"Um ponto de inflexão na história dos EUA"

Publicação: 21/04/2021 03:00

O advogado Ben Crump elogiou a condenação do ex-policial branco pelo “assassinato” do afro-americano George Floyd como “um ponto de inflexão na história” dos Estados Unidos.  “A justiça alcançada com dor finalmente chegou para a família de George Floyd”, tuitou Crump, quando Chauvin foi declarado culpado.

“Este veredicto é um ponto de inflexão na história e envia uma mensagem clara sobre a necessidade de prestação de contas por parte das forças de ordem. Justiça para os Estados Unidos negro é justiça para todos os Estados Unidos!”, disse.

Tropas da Guarda Nacional foram mobilizadas em Minneapolis e Washington, a capital do país, devido a temores de distúrbios.  Minneapolis tem sido cenário de protestos noturnos desde que Daunte Wright, um jovem negro de 20 anos, foi morto a tiros em um subúrbio desta cidade de Minnesota em 11 de abril por uma policial branca.

Cerca de 400 manifestantes marcharam na cidade na segunda-feira pedindo a condenação de Chauvin, repetindo em coro: “O mundo está olhando, nós estamos olhando, façam o certo”.  

Em suas alegações finais nesta segunda-feira, a promotoria mostrou trechos do vídeo chocante da morte de Floyd. “Podem acreditar no que viram”, disse o promotor Steve Schleicher. “Não se tratou de vigilância policial, se tratou de assassinato”, insistiu. “Nove minutos e 29 segundos de abuso de autoridade impactante”. (AFP)