FRANÇA » Prefeita de Paris anuncia candidatura à presidência

Publicação: 14/09/2021 03:00

A prefeita de Paris, a socialista Anne Hidalgo, anunciou, no último domingo (12), sua intenção de concorrer à presidência da França, em 2022, sendo a mais recente de uma série de candidaturas para derrubar a “arrogância” do presidente Emmanuel Macron.

Sete meses antes das eleições, seu anúncio acelera a campanha lançada oficialmente neste domingo pela representante da extrema direita Marine Le Pen, rival de Macron no segundo turno de 2017, e que, segundo as pesquisas, pode voltar às urnas, sem sucesso.

Hidalgo, de  62 anos, escolheu Rouen para confirmar o que era um segredo aberto: a sua intenção de ser a candidata do Partido Socialista (PS).

Apesar de ter sido eleita para um segundo mandato em Paris, em meados de 2020, garantindo que não se candidataria à presidência, a política disse na última terça-feira em Montpellier que “nada” a impedia de concorrer ao cargo.

Sua candidatura soma-se à longa lista de candidatos presidenciais de esquerda na França. Hidalgo se coloca ao lado do esquerdista Jean-Luc Mélenchon (França Insubmissa), o ecologista Yannick Jadot, o comunista Fabien Roussel e o ex-socialista Arnaud Montebourg.

Faltando sete meses para a realização da votação, nenhum deles chegaria ao segundo turno e Hidalgo alcançaria entre 7% e 9%, de acordo com as pesquisas mais recentes. (AFP)