China anuncia Fundo de Biodiversidade de Kunming Presidente chinês sinalizou o desejo do país de encabeçar investimentos para áreas de proteção ambiental

Publicação: 14/10/2021 03:00

O presidente chinês, Xi Jinping, anunciou ontem a iniciativa da China para estabelecer o Fundo de Biodiversidade de Kunming e assumir a liderança investindo 1,5 bilhão de yuans (US$ 233 milhões) no fundo.

O fundo será usado para apoiar a proteção da biodiversidade nos países em desenvolvimento, disse Xi ao discursar na cúpula de líderes da 15ª reunião da Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica por videoconferência.

Observando que a pandemia da Covid-19 lançou uma sombra sobre o desenvolvimento global e agravou os desafios para a Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, Xi disse que os países em desenvolvimento, em face da recuperação econômica e proteção ambiental, “precisam de ajuda e apoio ainda maiores.”

A China convida a todas as partes para contribuírem ao fundo, acrescentou Xi Jinping.

“Precisamos fortalecer a solidariedade para superar as dificuldades e permitir que pessoas de todos os países se beneficiem de maneira mais justa dos resultados do desenvolvimento e de um ambiente saudável, a fim de construir uma pátria desenvolvida comum de todos”, disse.

A China fez progressos notáveis na construção de uma civilização ecológica, incluindo a proteção da vida selvagem, expressou Xi, citando a aventura dos elefantes errantes em Yunnan, no sudoeste do país.

O país está acelerando o estabelecimento de um sistema de áreas protegidas com parques nacionais como pilar, explicou Xi, acrescentando que as áreas de maior importância para o ecossistema natural e com as paisagens naturais mais singulares,

“A China continuará avançando o progresso ecológico, permanecendo comprometida em implementar a nova filosofia de desenvolvimento. Estamos vivendo em uma era repleta de desafios e cheia de esperanças. Se prosseguirmos com perseverança, um futuro brilhante aparecerá”, concluiu Xi. (Agência Xinhua)