REFUGIADOS » Francisco denuncia naufrágio da civilização

Publicação: 06/12/2021 03:00

O papa Francisco denunciou ontem o “naufrágio da civilização” que abandona os migrantes. As declarações foram dadas em seu discurso no acampamento de refugiados da ilha grega de Lesbos, onde foi calorosamente recebido por numerosas famílias. O segundo dia da viagem do pontífice à Grécia foi marcado pela visita ao campo de Mavrovouni, que ainda abriga cerca de 2,2 mil requerentes de asilo em condições difíceis.

No local, durante um discurso emotivo, fez um apelo cinco anos após sua primeira visita a esta ilha grega em meio à crise migratória. “O Mediterrâneo está se tornando um cemitério frio sem lápides [...] eu imploro, vamos parar este naufrágio da civilização!”, declarou ao ser recebido por vários refugiados que se reuniram entre os contêineres e tendas.

O pontífice argentino cumprimentou longamente e abençoou as famílias presentes, incluindo muitas crianças. “Bem-vindo!”, “nós te amamos”, disseram a ele. Francisco abraçou uma criança e se dirigiu a um grupo de refugiados. “Estou tentando ajudá-los”, disse.  (AFP)