GUERRA » EUA querem documentar crimes

Publicação: 18/05/2022 03:00

Os Estados Unidos anunciaram ontem a criação de um “Observatório de conflitos”, inicialmente dotado com seis milhões de dólares, para “coletar, analisar e compartilhar amplamente evidências de crimes de guerra” que atribuem à Rússia em sua invasão da vizinha Ucrânia.

Esta nova iniciativa, batizada de Conflict Watch, tem como objetivo, em particular, “preservar a informação” pública ou os dados dos satélites comerciais de acordo com os “padrões internacionais” para que possam alimentar qualquer procedimento destinado a responsabilizar os autores de “atrocidades”, informou o Departamento de Estado em um comunicado.

“Uma plataforma online compartilhará a documentação do Conflict Watch com o público para ajudar a refutar os esforços de desinformação da Rússia”, acrescentou a secretaria responsável pela diplomacia americana.

PROLONGADA
A guerra entra em uma “fase prolongada”, afirmou o ministro da Defesa ucraniano, Oleksii Reznikov.Segundo ele, as tropas russas reforçam suas posições nos territórios que ocupam nas regiões de Zaporizhia e Kherson, para “passar ao modo defensivo caso seja necessário. (AFP)