GUERRA » Rússia se retira de ilha ucraniana no Mar Negro

Publicação: 01/07/2022 03:00

O exército russo anunciou ontem sua retirada da Ilha das Serpentes, uma posição estratégica no Mar Negro conquistada por Moscou, coincidindo com o encerramento da reunião de cúpula da Otan em Madri, onde o presidente americano reiterou o apoio à Ucrânia, invadida pela Rússia.

No último dia da cúpula da Aliança Atlântica, o presidente americano, Joe Biden, anunciou um novo pacote de ajuda militar a Kiev por um valor de US$ 800 milhões.

“A Aliança ficará do lado da Ucrânia pelo tempo que for preciso para garantir que não seja derrotada pela Rússia”, disse.

Horas antes, o ministério da Defesa russo anunciou que a saída do exército da ilha das Serpentes ocorria “de boa vontade” para demonstrar que a Rússia não interferia nos esforços da ONU para organizar exportações seguras de cereal ucraniano.

Desde o início da ofensiva, a ilha se tornou um símbolo da resistência ucraniana depois que um grupo de guardas rejeitou a ordem de rendição lançada de um navio russo.

Também era um alvo estratégico, situado a cerca de 50 km da desembocadura do rio Danúbio, uma importante via comercial.

Em Kiev, a retirada foi considerada uma vitória. “Agradeço aos defensores da região de Odessa que fizeram tudo para libertar um território estrategicamente importante”, declarou pelo Telegram o comandante das Forças Armadas ucranianas, Valeriy Zaluzhny. (AFP)