Cultura nordestina: força na adversidade

Walter Eudes
Comunicador Social
waltereudes@gmail.com

Publicação: 19/06/2015 03:00

“O sertanejo é antes de tudo, um forte”. Euclides da Cunha formulou essa conhecida afirmativa de forma conclusiva e não apenas literária. Chega a ser objeto científico de estudo por várias áreas do saber científico a determinação pela vida, do sertanejo, do nordestino. E é pela vitória da adversidade, pela sobrevivência coletiva que eclodem manifestações culturais diversas, consagradas e incorporadas por todo o Brasil e se espalhando pelo mundo.

Não só o povo sertanejo, do Nordeste Brasileiro, este a enfrentar grande flagelo natural da região: a seca, mas gentes de outras faixas de biomas do Nordeste, enfrentando outros desafios, vão encontrar no período de colheita agrária típica da região, também período chuvoso, a inspiração natural para criações de arte e cultura que cada vez mais vem se refinando e se diversificando. Cada traço estético do período junino no Nordeste brasileiro tem um fio histórico merecedor de um minucioso e atento debruçar, paciente e dedicado. Estilos musicais completos, inscritos ou a serem inscrito na história mundial da música que, assim como suas respectiva danças correspondentes, constituem corpo completo de estilo artístico tal qual exige a teoria musical.

Forró, xaxado, xote e baião fazem parte do estilo junino nordestino que firma-se na primeira metade do século XX, sedimenta-se a partir dos anos 50 no Brasil e adentra no século XXI sendo praticados por grupos musicais e de dança de várias partes do mundo. Mas ritmo e melodia, junto com a dança, não vão ser as características únicas desse estilo musical... some-se os temas poéticos das composições, a linguística em versos, tem-se um perfil profundo do nordestino como um todo. Complexas e comoventes poesias retratam a vida dessa gente, em sucessos e fracassos, alegrias e tristezas, desafios e conquistas, mistérios e costumes.

Junte-se a culinária típica da época, trajes e uma rica e bem distinta plasticidade, tem-se um complexo sistema cultural próprio, digno de uma reverência consciente, de que uma região de grande país, pôde estabelecer com seu locus habitat, com seu historicismo, sua economia e política, específica criação coletiva de expressão cultural original e, repita-se, completa.