História do Santuário de Nossa Senhora de Fátima

Pe. Antônio R. S. Mota S.J.
Reitor do Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora de Fátima

Publicação: 09/05/2016 03:00

O Santuário fica no Anexo ao Colégio Nóbrega que havia sido inagurado pelos jesuítas portugueses, por instância do arcebispo D. Sebastiao Leme, em 19 de marco de 1917, enquanto a Europa era devastada pela 1a grande Guerra, e aconteciam em Portugal as seis aparições da Virgem Maria, com sua mensagem por esperança de um mundo de justiça e paz. Dezesseis anos mais tarde, em 15 de outubro de 1933, era lançada a pedra fundamental da igreja dedicada à Nossa Senhora do Rosário de Fátima, sob a benção do arcebispo, a presidência do reitor do Colégio, Pe. Domingos Gomes S.J. e a oratória de Gonzaga Cabral S.J., maior orador sacro desta província do norte do Brasil da companhia de Jesus. Por esse tempo, o Pe. Domingos Gomes esmerou-se na construção material da igreja com o paio da colônia portuguesa no Recife, sem o qual não seria possível a realização de tal projeto. Também o Pe. Manuel Rufino de Medeiros S.J. promovia entusiasticamente a devoção à Mãe de Deus sob o titulo de Nossa Senhora do Rosário de Fatima.

A arrojada obra foi projetada pelo notável arquiteto francês Georges Mounier. Com poucos prédios aquela época por estas cercanias, sobressaia-se a majestosa torre com seus mais de 50 metros de altura. Quando iluminada, faz brilhar em suas quatro faces as quatro cruzes avistadas dos pontos extremos da cidade. A forma da igreja é a de uma cruz latina, em estilo semigótico, adaptada à moderna arquitetura sobre a qual assenta-se a cúpula de 26 metros de altura. A nave é de 14 metros de largura, contendo seis semieclipses, sobre os quais se assenta o teto dividido em 5 partes, articulados como uma concha de tartaruga. A bela estátua da Virgem de Fátima, de 3 metros de altura, é criação artística do português Antônio da Paz, que conseguiu refletir no rosto da imagem um reflexo de ternura e de suavidade como que a atrair os que buscam a Mãe de Deus como saúde dos Enfermos e Consoladora dos Aflitos.

A igreja foi inaugurada em 08 de setembro de 1935 e, tal como vemos hoje, não sofreu substanciais reformas a não ser a retirada dos altares primitivos esculpidos em mármore em atendimento à reforma litúrgica do Concilio Vaticano II. Trata-se do primeiro Santuário construído no mundo em homenagem à N. Sra. de Fatima. Nele está sepultado o Pe. José Aparício, Jesuíta português, confessor da vidente Lucia de Fatima, uma das pastorinhas a quem Nossa Senhora apareceu em Fatima.

Tempos depois, esta igreja também foi chamada por Dom Helder Câmara de “Catedral da Juventude” e em 13 de maio de 2012, o Arcebispo de Olinda e Recife Dom Antônio Fernando Saburido,  elevou-a a Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora de Fatima, pela graça de Deus, e para o bem de todos os seus peregrinos e devotos, que todos os anos, e especialmente durante a semana de 13 de maio, participam das celebrações em homenagem a Nossa Senhora de Fátima.