O crescimento da cirurgia torácica

Wolfgang W. Schmidt Aguiar
Presidente da Sociedade Norte Nordeste e Centro-Oeste de Cirurgia Torácica e do CONNECT

Publicação: 10/08/2018 03:00

A cirurgia torácica é a especialidade médica que trata as doenças cirúrgicas do tórax (pulmões, parede torácica, traquéia, brônquios, pleuras e mediastino). A especialidade surgiu no início do século passado com o tratamento da tuberculose, evoluiu com o tratamento do câncer de pulmão e aprimorou-se com a cirurgia minimamente invasiva, que facilitou o acesso à cavidade torácica e otimizou os resultados de abordagens diagnósticas e terapêuticas.

Os avanços técnicos e tecnológicos têm, naturalmente, agregado imensa qualidade na recuperação dos pacientes, que, muitas vezes, chegam ao cirurgião torácico após longa jornada por outras especialidades. Tal fato se deve, principalmente, ao grande desconhecimento da especialidade pelos pacientes e mesmo colegas médicos. O cirurgião torácico trabalha, em diversos cenários, em contato e parceria com outros especialistas, unindo competências para obter a melhor alternativa de tratamento para seus pacientes.

A cirurgia torácica, já sólida e bem estabelecida na maior parte do país, vem ganhando espaço e reconhecimento em Pernambuco, notadamente na última década. Certamente, o envelhecimento da população e o crescimento do número de casos de câncer de pulmão foram importantes para isso. A área de atuação da especialidade é ampla, tratando de câncer de pulmão a sudorese excessiva, de trauma torácico a derrames pleurais, de estenose traqueal a tumores do mediastino, além de transplante pulmonar.

É neste cenário que a Sociedade Norte Nordeste e Centro-Oeste de Cirurgia Torácica, com crescente expansão do número de sócios, crescimento da representatividade e participação expressiva de seus membros no cenário da especialidade, nacional e internacionalmente, realiza o XI CONNECT (Congresso Norte Nordeste e Centro-Oeste de Cirurgia Torácica), em Porto de Galinhas, de 23 a 25 de agosto.

Será a primeira edição deste congresso realizada em Pernambuco, estado onde a cirurgia torácica renasce das cinzas, emergindo de um cenário complexo e repleto de tristes histórias, mas pujante de renovação e em pleno crescimento e avanço, em vias de se tornar um dos grandes centros de cirurgia torácica do país.

A programação científica inclui os temas atuais mais relevantes em cirurgia torácica: cirurgia minimamente invasiva (videotoracoscópica e robótica), estadiamento mediastinal, cirurgia de vias aéreas.

Será uma oportunidade única, com um congresso crítico, rico em discussões e trocas de experiências, onde as mais recentes novidades da área serão apresentadas e discutidas, tornando-se um encontro atraente a todos os cirurgiões torácicos e a todos os colegas envolvidos na multidisciplinaridade da especialidade na atualidade.