Ala de socialistas ainda sonha com apoio a Lula

Rosália Rangel
rosalia.rangel@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 21/07/2018 03:00

A expectativa de socialistas que defendem o apoio à pré-candidatura do ex-presidente Lula (PT) é de que a tendência de apoio a pré-candidatura de Ciro Gomes (PDT) não se confirme na reunião do diretório nacional no congresso marcado para o dia 30 deste mês, em Brasília. Na verdade, a esperança dos “lulistas”€ é que a tese da neutralidade do partido na eleição presidencial seja aprovada. Isso afastaria por completo a possibilidade da sigla caminhar com Ciro e não comprometeria o entendimento interno da legenda nos estados. Na avaliação de alguns filiados, a adesão ao pedetista só ajudaria a dois estados: Distrito Federal, comando pelo governador Rodrigo Rollemberg (PSB), e Espírito Santo, onde ex-governador Renato Casagrande tenta retornar ao comando do estado. Os dois são grandes entusiastas da aliança com o pedetista.

Já em Pernambuco, onde o governador Paulo Câmara (PSB) já declarou apoio a Lula independentemente da direção nacional aprovar ou não a parceria com o petista, não haverá empecilho  para o partido trabalhar em favor da campanha do ex-presidente. Segundo informações da sigla, não existe impedimento legal para o governador tomar esse posicionamento. O questionamento poderia partir da executiva nacional que, na opinião dos socialistas, não deve acontecer. As exceções (de liberar os estados), mesmo o partido apoiando outro candidato, acontecem por conta das perculiariedades regionais.

A defesa dos pernambucanos a Lula, por exemplo, tem a ver com o trabalho realizado por ele no estado quando Eduardo Campos era governador (por dois mandatos). Além disso, lembram que o PSB sempre esteve ao lado do petista (desde 1989) e agora quando o ex-presidente passa por dificuldades (preso em Curitiba) o “PSB não pode lhe virar as costas”. A grande ala de socialistas que defende Lula vem justamente do Nordeste. Na região, apenas o Ceará e Piauí querem a coligação com Ciro Gomes.