Armando não descarta Alckmin Senador disse que, caso Lula não seja candidato à Presidência da República, vai avaliar o nome do PSDB, que já recebe o apoio oficial do seu partido

SÁVIO GABRIEL
savio.gabriel@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 21/07/2018 03:00

Pré-candidato ao governo de Pernambuco e defensor da candidatura do ex-presidente Lula, o senador Armando Monteiro (PTB) não descartou um apoio ao palanque de Geraldo Alckmin (PSDB) na disputa à Presidência da República após a executiva nacional de seu partido decidir apoiar o tucano. Em entrevista a uma rádio local, o petebista afirmou que “se Lula não for candidato”, vai avaliar o cenário “em função de todo esse quadro de candidaturas” oferecido pelo seu palanque. Em âmbito estadual, o PSDB é um dos aliados do petebista na disputa pelo Palácio das Princesas.

O senador lembrou que, em 2014, aconteceu uma situação semelhante, já que o PTB fechou apoio ao então candidato tucano Aécio Neves, faltando 15 dias para a convenção do partido. “Naquela época, eu era o único candidato (do PTB) apoiado pelo PT em todo o Brasil”. Ele destacou ainda que embora tenha optado pelo palanque de Alckmin, a executiva nacional deixou os diretórios estaduais livres para fazer suas respectivas composições partidárias. “O PTB liberou para as executivas estaduais promoverem as alianças que tiverem mais coerência com as composições regionais”.

Armando afirmou que Alckmin é um “homem honrado” e “tem credenciais”, além de elogiar a administração do tucano à frente do governo do estado de São Paulo. O petebista também citou o pré-candidato à Presidência e senador, Álvaro Dias (Podemos), como um “homem de vida honrada e limpa”. Armando foi taxativo ao dizer que não marcharia junto a “candidaturas extremadas” e citou o pré-candidato Ciro Gomes (PDT). “Não temos proximidade e devo dizer que não compartilho com muitas das opiniões dele sobre temas que estão presentes no debate nacional”, comentou, destacando que o pedetista “revela um viés intervencionista, voluntarista e com posições extremadas”.  Líder da oposição no estado, Armando também elogiou a pré-candidata pela Rede, Marina Silva.