Diario político

Marisa Gibson
marisa.gibson@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 03/07/2018 03:00

Cão que ladra...

Diz a sabedoria popular: cão que ladra não morde. E este é o papel que o Solidariedade vem fazendo desde o dia em que foi retirado do comando da Secretaria estadual de Habitação, que voltou para o controle do MDB. Ontem, após encontro com lideranças, o Solidariedade divulgou nota anunciando a sua convenção para 4 de agosto, quando decidirá qual das chapas vai apoiar nesta sucessão estadual.Além da perda do cargo, o Solidariedade, de acordo com a cúpula do partido, sequer foi avisado da mudança pelo governador Paulo Câmara (PSB). Já o Palácio das Princesas assegura que Augusto Coutinho, presidente estadual do SD, e o deputado federal Kaio Maniçoba (SD), que tinha interesses político-eleitorais na área, foram devidamente informados. Há portanto duas versões oficiais sobre o mesmo fato - uma do partido e outra do Palácio. E nessa pisada, faz mais de 15 dias que o Solidariedade reclama do governo e ameaça romper com Paulo Câmara e, se não o fez até agora, é porque está esperando alguma recompensa, enquanto o Palácio assegura que a questão está resolvida e o partido permanecerá na Frente Popular. Durante a reunião de ontem, o Solidariedade enfatizou a sua importância no estado, dizendo não aceitar a redução de seu papel de ação em Pernambuco.Por fim, foram expostas dificuldades em concretizarem acordos administrativos com o governo em todas as esferas. Pois é, isso em época de eleição ...

Pense antes
O ex-governador Roberto Magalhães (DEM) disse à coluna que, embora admire os cearenses “que são muito trabalhadores e Ciro Gomes (PDT) muito inteligente”, os pernambucanos têm que pensar duas vezes antes de votar no presidênciável. Eles têm muita má vontade com Pernambuco.” Magalhães salienta que não tem candidato “mas se eu não alertar, estarei sendo omisso”.

Duelo
Essa é briga de cachorro grande: Paulo Câmara (PSB) vai hoje a Petrolina, terra do seu arquiinimigo, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB). O PSB aposta na vitória do governador no Sertão do São Francisco.

Brotas  
O bolo de aniversário de 109 anos de Afogados da Ingazeira, com 400 quilos, fez uma homenagem à barragem de Brotas, que está sangrando e já tem peixes. Os moradores têm muito carinho pela barragem, uma fonte de sobrevivência e também um ponto de romaria no Sertão do Pajeú. Quando a barragem secou, em 2013, houve um mutirão para revitalizá-la, observa o prefeito José Patriota (PSB). A barragem foi construída em  1973  no Governo Eraldo Gueiros.

Diario    
A Câmara Municipal de Olinda aprovou voto de aplauso, proposta pela  vereadora Graça Fonseca (PMB), ao Diario de Pernambuco, pela edição do dia 8 de junho, com a capa intitulada  A Nova Olinda, abordando o crescimento do mercado imobiliário e o incentivo de novos empregos com a chegada do primeiro shopping. “A edição é motivo de orgulho para os olindenses”, afirma a vereadora.

Autoconvocação
A Assembleia Legislativa realiza hoje pela manhã a última sessão do semestre e faz uma autoconvocação extraordinária para o período da tarde, quando votará o Fundo de Estabilização Fiscal. Na quarta-feira entra em recesso.

Das duas, uma
Relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o senador Dalírio Beber (PSDB-SC) apresentou parecer propondo, entre outros pontos, a proibição de reajuste para servidores públicos federais em 2019. Ou o senador aposta que o presidenciável Geraldo Alckmin (PSDB) vai ganhar a eleição e quer livrá-lo de crises no próximo ano ou está antecipando uma eventual derrota do tucano.