Em busca dos eleitores no interior

Rosália Rangel
rosalia.rangel@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 20/07/2018 03:00

Na fase de pré-campanha e impedido de participar de eventos públicos pela legislação eleitoral, o governador Paulo Câmara (PSB) tem buscado outros espaços para ficar mais perto do eleitor. Uma alternativa encontrada pelo socialista foi de atender a demanda das rádios que atuam no interior do estado. Por conta da agenda administrativa, o governador não tinha como atender aos pedidos de entrevistas, o que ele passou a fazer agora quase que rotineiramente no período da manhã, segundo sua assessoria. A última aparição pública do governador em uma inauguração oficial foi em 6 de julho, na entrega do segundo módulo do Centro Cultural Cais do Sertão, no Bairro do Recife.

Com o prazo permitido para inaugurações aos gestores que irão disputar a eleição deste ano foi encerrado em 7 de julho, Paulo Câmara passou um período de quase 10 dias apenas com compromissos internos. Esta semana, no entanto, ele iniciou um cronograma de viagens pelo interior do estado. Ontem, o governador esteve em Itapissuma para uma visita ao 26º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco. Hoje, o compromisso dele será nos municípios de Ferreiros, Nazaré da Mata, Carpina e Vitória de Santo Antão.

Nas cidades, o socialista tem vistoriado obras que estão em andamento, projetos que foram inaugurados recentemente e outros que estão em fase de conclusão. “A atuação do governador nesse período pré-eleitoral está rigorosamente dentro do que manda a lei eleitoral”, comentou o secretário da Casa Civil, André Campos, sem esquecer de lembrar que outros pré-candidatos que detêm mandato, a exemplo do senador Armando Monteiro Neto, que irá concorrer ao governo do estado, e ao Senado, deputado federal Mendonça Filho (DEM), ambos da frente Pernambuco Vai Mudar, também estão andando pelo interior de Pernambuco.  

Nas últimas viagens em que Paulo Câmara participou de inaugurações, os auxiliares dele procuraram colocar na agenda um elenco de obras de maior apelo junto à população. Foram projetos de abastecimento de água, segurança pública, educação e saúde. O socialista fez a entrega de escolas técnicas, sendo uma delas em Garanhuns, território adversário do PSB. O município é administrado pelo prefeito Izaís Régis (PTB), um aliado ferrenho de Armando Monteiro Neto.

Já no que diz respeito às articulações políticas, Paulo Câmara se reuniu nos últimos dias com o presidenciável do PDT, Ciro Gomes, e com a presidente nacional do PT, Gleisi Hofamann. Ambos estiveram no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, em busca de apoio do PSB na disputa presidencial. Ciro, apesar de ter a preferência da maioria dos socialistas, não deverá conseguir uma parceria com o gestor pernambucano. Na semana passada, logo após o encontro com Gleisi, Câmara declarou apoio ao ex-presidente Lula. Já na política local, o esforço de Paulo é no sentido de manter a unidade da Frente Popular , coligação que dará sustentação ao seu projeto de reeleição.