MDB local vai atrás de recursos em Brasília Presidente estadual da legenda vai procurar a executiva nacional para evitar "retaliações financeiras"

Cláudia Eloi
claudia.eloi@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 10/08/2018 03:00

O presidente do MDB de Pernambuco e vice-governador, Raul Henry, afirmou ontem que está aguardando apenas o prazo final de registro de candidaturas e das contas do partido junto à Justiça Eleitoral (15 de agosto) para procurar a executiva nacional, em Brasília. O encontro terá como foco a discussão sobre a distribuição do fundo partidário e evitar possíveis retaliações em Pernambuco por causa da briga judicial entre o diretório estadual e a direção nacional. “Espero que o bom senso prevaleça e presida essa discussão”, comentou Raul, em visita ontem à direção do Diario de Pernambuco.

O MDB de Pernambuco vem travando uma briga na Justiça com a direção nacional para evitar que o comando da sigla no estado deixe a base de apoio do governador Paulo Câmara (PSB). O presidente nacional do MDB, Romero Jucá, e o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), tentam há quase um ano levar o partido para a oposição. “Nossa luta no MDB deixou de ser política para ser jurídica. O partido tem 52 anos de história”, comentou Raul.

Por conta da insegurança jurídica, o MDB local vive uma realidade bem diferente da disputa de 2016. De acordo com Raul, na última eleição, a legenda teve candidaturas em 42 municípios e ganhou em 17 cidades. “Nessa eleição, só eu, Jarbas e Tony Gel ficamos. Os outros saíram com nossa absoluta compreensão. Ninguém tinha a obrigação de ficar com o nível de insegurança jurídica”, comentou.

Integrante da Frente Popular, o presidente estadual do MDB disse que apesar de toda a crise financeira no país e na América Latina, o governador Paulo Câmara (PSB) conseguiu manter o estado em pé. “Quando Paulo assumiu em janeiro (2015), ele estava sentado no olho do furacão da crise da América Latina e do país, que levou 14 milhões de brasileiros ao desemprego. Foi uma crise devastadora. Em Pernambuco, houve a desativação do canteiro de obras de Suape e da Transnordestina. O grande mérito do governador foi ter mantido o estado de pé. Não fizemos os investimentos que gostaríamos de ter feito, mas era impossível naquela situação. Mesmo assim, conseguimos o melhor patamar do ensino médio público do Brasil”.

Majoritária
Ontem, Paulo Câmara deu continuidade ao evento do PSB batizado de “Prosa Política” acompanhado de Jarbas Vasconcelos, que concorre ao Senado. O roteiro incluiu visitas às cidades de Tamandaré, Rio Formoso e Serinhaém. Hoje à noite, será a vez do outro candidato ao Senado da Frente Popular Humberto Costa (PT) estrear na agenda de campanha ao se incorporar à caravana em Santa Cruz do Capibaribe.