Troca de farpas e caça aos votos Coligações de Paulo e Armando mantiveram, no fim de semana, o enredo dos primeiros dias de campanha com críticas endereçadas às chapas adversárias

SÁVIO GABRIEL
savio.gabriel@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 20/08/2018 03:00

O primeiro fim de semana de campanha foi marcado por diversos atos dos candidatos ao governo de Pernambuco, que cumpriram agenda no interior e também na Região Metropolitana do Recife. Além de apresentarem suas propostas, os eventos foram marcados por críticas, observadas especialmente entre os integrantes dos palanques do governador Paulo Câmara (PSB) e do senador Armando Monteiro (PTB), que polarizam a disputa e lideram as pesquisas.

No sábado, durante agenda em Buíque, no Sertão, o petebista afirmou que o socialista “não estava pronto para ser governador”. “Não tenho nada contra a pessoa dele, mas o povo de Pernambuco está pagando pela sua inexperiência. A justa homenagem que foi feita ao ex-governador Eduardo Campos se transformou em decepção”. À noite, em Águas Belas, no Agreste, o postulante direcionou suas críticas a Humberto Costa (PT) e Jarbas Vasconcelos (MDB), que concorrem ao Senado pela Frente Popular. “É uma chapa estranha. Cobra e jacaré. Nos palanques, ficam de costas um para o outro. No passado, disseram horrores um do outro”.

A passagem de Armando pelo município também foi marcada pelo rompimento da família Martins com a Frente Popular. Ontem, o senador apresentou uma de suas propostas: um plano de emergência de 100 dias para a saúde, com foco no atendimento à demanda reprimida por cirurgias e conclusão de obras paradas.

Durante a inauguração do comitê central de sua campanha, ocorrida ontem no Recife, o governador afirmou que “não vai entrar em rinha” com o petebista. “Não vou bater boca com ninguém. Vou mostrar o que eu fiz e o que quero fazer nos próximos quatro anos”.

O evento de ontem, no entanto, foi marcado por críticas dos aliados do socialista, que voltaram a associar o palanque de Armando Monteiro com o presidente Michel Temer (MDB). “Eu quero ver a turma do gosto ruim, a turma de Temer discutir gestão e falar de eficiência com Paulo Câmara”, disse Geraldo Julio (PSB), prefeito do Recife e coordenador da campanha do socialista.

Paulo também comentou a indicação de Pernambuco no Ranking de Eficiência dos Estados, elaborado pela Folha de São Paulo, e que mostra que o estado é um dos melhores nas áreas de educação, saúde, infraestrutura e segurança. “Isso mostra que estamos no caminho certo e a dificuldade dos estados é nacional”.

Humberto e Jarbas, por sua vez, reconheceram as divergências do passado, mas afirmaram que a aliança se deu em prol do bem do estado. “Jarbas e eu temos, historicamente, muitos pontos de divergências. Mas em nome de Pernambuco, em nome da unidade para fazer o estado avançar, estamos juntos”, declarou o petista. “Já tivemos e ainda mantemos algumas divergências. Mas nos juntamos em torno de uma causa nobre, que é elevar o nome de Pernambuco. Divergências sim, mas nunca deixamos de nos respeitar”, acrescentou Jarbas.

Candidato pelo PROS, o advogado Maurício Rands cumpriu agenda no interior. No sábado, ele esteve em Serra Talhada e Custódia, no Sertão, e em Bom Conselho, no Agreste. Ele e os integrantes da Coligação foram recebidos por lideranças políticas, incluindo o prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT) e o ex-prefeito de Custódia Luiz Carlos (PT), e concederam entrevistas a rádios locais. Candidata do PSol, Dani Portela participou de um evento no Bairro da Boa Vista, ontem, e utilizou o domingo para se preparar para as sabatinas em emissoras de rádio locais ao longo desta semana. Hoje, a partir das 7h30,  ela será sabatinada na Rádio Clube AM/FM no Programa do Bocão.

MARINA SILVA

O candidato Julio Lóssio (Rede) teve agenda em Caruaru e em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste. Ontem, ele teve agenda interna. Amanhã, receberá em Pernambuco a candidata do seu partido à Presidência da República, Marina Silva. A agenda de ambos começa no Porto Social, às 14h.

Agenda dos candidatos

Paulo Câmara (PSB)

11h Entrevista à Rádio Folha FM
18h Caminhada no bairro da Torre

Armando Monteiro (PTB)
8h Gravação para o guia
13h Reunião de trabalho
20h30 Reunião com o prefeito Vavá Rufino e lideranças, em Moreno

Maurício Rands (PROS)

9h Gravação de depoimentos sobre eixos do programa de governo
11h Reunião com coordenadores da campanha
13h Reunião com assessoria de imprensa
15h Recebimento de apoio e articulação política
17h Sistematização de sugestões propostas e ideias recebidas no fim de semana

Dani Portela  (PSol)

07h30 Entrevista na Rádio Clube FM
09h15 Entrevista para a Rádio CBN Recife
11h Sabatina na Rádio Jornal

Julio Lóssio  (Rede)

10h Reunião com lideranças da Zona da Mata
14h Visita uma instituição de trabalho social
17h Participação na Festa dos Garçons de Frei Miguelinho
20h Jantar com simpatizantes da Rede Sustentabilidade em Caruaru

Simone Fontana (PSTU)
10h Reunião na sede do partido com a organização de campanha
19h30 Sabatina na TV Universitária

Ana Patrícia Alves (PCO)
não terá agenda de campanha