ELEIÇÕES 2018 » Uma paz selada com ressalvas Permanência dos Gomes na coligação de Armando foi condicionada à não participação de eventos em que o candidato a vice na chapa esteja presente

Rosália Rangel
rosalia.rangel@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 18/08/2018 03:00

No palanque do candidato da coligação Pernambuco Vai Mudar, senador  Armando Monteiro Neto (PTB), a paz foi selada com o deputado federal Betinho Gomes (PSDB) e o ex-prefeito de Jaboatão e presidente estadual do PSDB, Elias Gomes. A permanência dos Gomes na coligação, no entanto, tem algumas restrições. Ontem, Betinho e Elias estiveram com Armando para reafirmar o compromisso com a campanha dele, mas deixaram claro que não irão comparecer aos atos de campanha quando o candidato a vice o vereador do Recife Fred Ferreira (PSC) estiver presente. “E nos eventos organizados por nós ele não será convidado”, frisou Betinho Gomes.

Adversários em Jaboatão dos Guararapes, município comandado por Anderson Ferreira (PR), cunhado de Fred e irmão do deputado estadual André Ferreira (PSC), o grupo liderando por Elias e Betinho reagiu à indicação de Fred para disputar o cargo de vice na chapa de Armando. Na ocasião, chegaram a divulgar uma nota contestando a escolha.

“Fred Ferreira integra um grupo político que tem como marca a manipulação abusiva da fé para a obtenção de voto da população evangélica, além de representar o que há de mais retrógrado na política estadual”, dizia o texto. O grupo também não participou na convenção realizada no último dia 4, afirmando que iria avaliar o posicionamento político para as eleições deste ano.

“As rusgas do passado vamos deixar para trás. Agora, obviamente que não iremos participar de nenhuma atividade em que os Ferreira estejam presentes. Queremos evitar qualquer tipo de constrangimento”, destacou Betinho. O deputado esclareceu, ainda, que as divergências são de caráter local e que o compromisso com Armando está firmado. “Eventuais divergências não suplantaram o objetivo comum de fazermos um Pernambuco melhor e mais desenvolvido”, complementou Elias Gomes, após o encontro.

Além da reunião com os Gomes, Armando Monteiro esteve no município de São João, onde recebeu o apoio do prefeito Genaldi Zumba (PSD). Antes de chegar à cidade, ele deu uma parada em Garanhuns para integrar ao grupo o prefeito Izaías Régis (PTB) e os deputados estaduais Álvaro Porto (PTB) e Silvio Costa Filho (PRB), que também receberam o apoio do prefeito de São João na disputa para renovar o mandato para Assembleia Legislativa.

Ao comentar o apoio do prefeito, Armando Monteiro lembrou da parceria que teve com gestor na última campanha. “A minha primeira palavra é de agradecimento por um gesto de um homem público que é merecedor do nosso respeito. Já tive seu apoio na eleição passada, mas esse seu gesto em que você renova sua confiança, é muito importante para nossa caminhada”, frisou o petebista. O PSD, partido do prefeito Genaldi Zumba, faz parte da coligação do governador Paulo Câmara (PSB), que busca a reeleição.