ELEIÇÕES 2018 » Aposta no reforço do eleitorado nordestino Haddad cola em imagem de Lula em agenda em Petrolina e Juazeiro, na Bahia, promete cuidar do Rio São Francisco, que banha as duas cidades, e critica troca de ataques entre adversários na campanha

Publicação: 24/09/2018 03:00

O candidato do PT à Presidência, Fernando Haddad, voltou a colar sua imagem à do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante visita a Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). Haddad, que elegeu o Nordeste como prioridade da campanha nesta reta final, exaltou sua participação no governo Lula como ministro da Educação e criticou a troca de ataques entre candidatos nesta reta final da campanha.

“Eu vejo os candidatos fazendo ataques na televisão. Os outros candidatos. A nossa campanha é só proposição”, disse Haddad, que foi acompanhado pelos governadores da Bahia, Rui Costa (PT); de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB); e do Piauí, Wellington Dias (PT) “Abrir as portas do mercado de trabalho, abrir as portas da escola. Esta é a principal obrigação do governo.”

Haddad dedicou boa parte do discurso a relembrar as visitas que fez à região acompanhado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na época em que era ministro. O petista também se comprometeu a intensificar esforços pela recuperação das nascentes do Rio São Francisco.

“Assumimos o compromisso de recuperar as nascentes do Rio São Francisco. Rio generoso que está dando água para todo o Nordeste – Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará. Todo o Nordeste está sendo irrigado pelo São Francisco”, disse Haddad.

Ao longo do percurso, pernambucanos e baianos, que acompanhavam a caminhada que atravessou a ponte que liga os dois estados, gritavam “Lula livre” e “Haddad presidente”. Em discurso, Haddad fez questão de ressaltar que o governo federal precisa voltar a olhar para a Região Nordeste. “ Nós viemos, mais uma vez, nos comprometer com o resgate dos programas sociais que fizeram a história da recuperação e da emancipação desse povo. E nos comprometer aqui, às margens do São Francisco, que nós não vamos parar de investir no rio. Não é só levar água para os outros estados, é cuidar das nascentes. Se não cuidar das nascentes, o rio vai morrer. É preciso ter consciência ambiental, educacional, continuar  oferecendo oportunidade de trabalho”, registrou.

Haddad também falou em fortalecer o programa Bolsa Família como forma de ativar a economia e gerar empregos. “Bolsa Família vai ter que ser fortalecido, porque as famílias de baixa renda, são as que mais consomem e, sem consumo, nós não vamos ter ativação da economia e não tem como gerar emprego”, afirmou Haddad. “Nós temos que tomar todas as providências para as famílias de classe média e baixa renda terem uma renda disponível um pouquinho maior, tanto da queda de juros, com o aumento do Bolsa Família quanto da diminuição do imposto de renda. Sem consumo, o empresário não tem como contratar”, disse o candidato.

APOIO
Ao lado de Haddad, no percurso, Paulo Câmara enalteceu o candidato. “Estou muito emocionado com o que vi no Recife, ontem (sábado), e hoje (ontem) aqui, em Petrolina e Juazeiro. As pessoas foram em massa às ruas para mostrar que estão ao nosso lado. Temos muita honra de fazer esses atos com Fernando Haddad, que é o candidato de Lula, e de sentir que, quando nos apoia, Lula sabe que está apoiando o povo”, destacou Paulo, completando: “Todas essas pessoas ocupando as ruas com as nossas cores mostram que a nossa vitória terá o sabor da vitória do povo”. (Da redação com Agência Estado)