ELEIÇÕES 2018 » Bolsonaro amplia liderança e chega a 26% Pesquisa Ibope confirma o empate técnico entre Ciro, Marina, Alckmin e Haddad, na segunda posição

Publicação: 12/09/2018 03:00

Depois do atentado em Juiz de Fora (MG), o candidato Jair Bolsonaro (PSL) subiu quatro pontos nas intenções de voto para a Presidência nas eleições 2018, segundo levantamento Ibope divulgado na noite de ontem. Bolsonaro mantém a liderança da disputa, agora com 26% - na pesquisa anterior, do dia 5 de setembro, tinha 22%.

Atrás do presidenciável do PSL aparecem Ciro Gomes (PDT), com 11% - oscilação de um ponto para baixo em relação ao último levantamento - e Marina Silva (Rede), que caiu três pontos e aparece com 9%. Geraldo Alckmin (PSDB) segue com 9%, mesmo porcentual da pesquisa anterior. Já Fernando Haddad (PT), oficializado ontem como candidato petista no lugar do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (condenado e preso na Lava-Jato) oscilou dois pontos para cima e registrou 8% das citações no cenário estimulado - ou seja, quando os nomes dos candidatos são disponibilizados ao eleitor consultado pelo instituto.

Bolsonaro foi atacado na última quinta-feira enquanto participava de uma caminhada em Juiz de Fora (MG). Os entrevistadores do Ibope foram a campo entre o sábado e ontem, período que coincidiu com um aumento expressivo da exposição do candidato do PSL nos meios de comunicação.

O levantamento também captou os efeitos de pouco mais de uma semana de exibição do horário eleitoral gratuito. Apesar de ser o detentor de quase metade do tempo de propaganda no rádio e na TV, Alckmin não cresceu em comparação com a pesquisa anterior.

Considerando a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, Ciro, Marina, Alckmin e Haddad estão tecnicamente empatados na segunda colocação (ver quadro acima).

Voto feminino
Anteriormente empatada tecnicamente com Jair Bolsonaro (PSL) entre o eleitorado feminino, a candidata à Presidência Marina Silva (Rede) caiu de 14% para 10% na preferência das mulheres para o primeiro turno da eleição presidencial. O candidato do PSL consolidou sua liderança nessa fatia do eleitorado, oscilando de 16% para 18%.

Geraldo Alckmin (PSDB) conseguiu um índice de 11% no eleitorado feminino, empatado tecnicamente com Marina Silva, considerando a margem de erro de dois pontos porcentuais. Na semana anterior, o tucano tinha 9%. O candidato Ciro Gomes (PDT) é citado como preferido por 10% das mulheres, o mesmo índice de Marina Silva. Há uma semana, ele registrava 12% entre as eleitoras. Fernando Haddad (PT), por sua vez, avançou de 5% para 8% no eleitorado feminino.

Na parcela do eleitorado que se declara evangélico, Marina Silva também perdeu votos: caiu de 15% para 10%. Já Bolsonaro cresceu de 29% para 33%. O tucano Geraldo Alckmin é preferido por 10% dos evangélicos - tinha 9%. Ciro Gomes consegue a intenção de voto de 7% dos entrevistados que se declaram evangélicos, contra 9% na pesquisa anterior. Fernando Haddad cresceu de 3% para 6% nessa fatia. (AE)

Pesquisa

Jair Bolsonaro (PSL):                 26%
Ciro Gomes (PDT):          11%
Marina Silva (Rede):                     9%
Geraldo Alckmin (PSDB):                     9%
Fernando Haddad (PT):                    8%
Alvaro Dias (Podemos):             3%
João Amoêdo (Novo):             3%
Henrique Meirelles (MDB):        3%
Vera (PSTU):              1%
Cabo Daciolo (Patriota):          1%
Guilherme Boulos (PSOL):  0%
João Goulart Filho (PPL):    0%
Eymael (DC):           0%
Branco/nulos:                         19%
Não sabe/não respondeu:             7%

REJEIÇÃO

Bolsonaro:                          41%
Marina:                       24%
Haddad:                 23%
Alckmin:                         19%
Ciro:                          17%
Meirelles:              11%
Cabo Daciolo:              11%
Eymael:                  11%
Boulos:                  11%
Vera:                  11%
Amoêdo:             10%
Alvaro Dias:                         9%
João Goulart Filho:                    8%
Poderia votar em todos:           2%
Não sabe/não respondeu:      11%

Simulações de 2º turno

Ciro 40%
Bolsonaro  37%
Branco/nulo: 18%    
não sabe/não respondeu: 4%

Alckmin 39%
Bolsonaro 37%
Branco/nulo: 21%    
não sabe/não respondeu: 4%

Bolsonaro 38%
Marina 38%
Branco/nulo: 20%    
não sabe/não respondeu: 4%

Haddad 36%
Bolsonaro 40%
Branco/nulo: 19%    
não sabe/não respondeu: 5%

A pesquisa do Ibope ouviu 2.002 eleitores entre 8 e 10 de setembro, com margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e registro BR-05221/2018 no TSE.