ELEIÇÕES 2018 » Manifesto contra a polarização Grupo de intelectuais e profissionais liberais produziu um documento no qual alerta a sociedade contra os extremos Bolsonaro-Haddad

Cláudia Eloi
claudia.eloi@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 21/09/2018 03:00

Um grupo formado por professores universitários, advogados e representantes da sociedade civil lançou um manifesto, subescrito por 77 pessoas, batizado de Movimento Ética e Democracia contra o extremismo na política e em defesa da democracia. O texto que tem como título Alerta ao brasileiros: o país que não queremos, coloca-se contra a polarização que está ganhando cada dia mais força nesta eleição entre os presidenciáveis Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) e faz uma espécie de convocação a uma terceira via.

Representantes do movimento analisam as duas candidaturas como um problema para a estabilidade econômica e política do país. O grupo avalia que o Brasil não suportará nenhuma das duas alternativas e os dois lados têm problemas em relação à democracia. Na visão deles, as duas correntes políticas, cada uma a seu modo disseminam histeria populista, mistificam, distorcem a realidade e atacam instituições democráticas. “A ideia é ganharmos novas adesões a partir de mais assinaturas para quebrar essa polarização”, afirmou o economista Sérgio Buarque.

Para o grupo, a vitória do candidato do PSL traria desorganização econômica, desagregação social, abalo na democracia e caos social que favorecia a ditadura. “Jair Bolsonaro propaga abertamente o autoritarismo, a volta de um regime militar e a violência como forma de fazer política”, diz o manifesto.

Ao analisar uma eventual vitória do PT, os representantes do Movimento Ética e Democracia alertam sobre a contradição do país ser governado por Haddad, tendo como mentor desse projeto de nação alguém que está preso. Para eles, o ex-presidente Lula representa o aparelhamento do estado, a volta da política econômica que levou o país ao desastre (inflação, desemprego e crise fiscal) e a hostilidade às instituições democráticas.

“É um discurso perigoso que vai em cima dos pilares da democracia. O programa econômico do PT preocupa. Não é o programa de Lula de 2002, que foi de centro, convergente como aquela carta ao povo brasileiro. É uma política bem mais radical, semelhante com o Lula de 1989”, afirmou o economista Jorge Jabotá. Além dois dois economistas, o sociólogo José Arlindo Soares, o advogado e ex-preso político Francisco de Assis, dentre outros, estão juntos nesse movimento. Os interessados em participar desse movimento podem acessar o grupo na página do facebook - Movimento Ética e Democracia.

Agenda

Paulo Câmara (PSB)

6h - Entrevista à Rádio Maranata FM
18h - Caminhada Onda 40 no Ibura  

Armando Monteiro (PTB)
10h - Entrevista na Rádio Cultura do Nordeste - Caruaru
15h30 - Reunião de Trabalho
17h - Caminhada no Centro do Cabo

Maurício Rands (Pros)
10h -  Debate entre os candidatos ao governo de Pernambuco na UniFBV
15h - Encontro com agentes comunitários de saúde e de controle de endemias (Centro, Bezerros)
17h -  Reunião com a militância (Torreão, Recife)

Dani Portela (PSol)
10h - Debate entre os candidatos e candidatas ao governo na UniFBV
10h - Lançamento da Plataforma da Classe Trabalhadora para as Eleições de 2018 com a candidata a Cogovernadora Gerlane Simões
19h20 - Entrevista TV Clube
20h - Entrevista OP9

Julio Lóssio (Rede)
10h - Debate entre os candidatos ao governo de Pernambuco na UniFBV.
12h - Entrevista, por telefone, à Rádio 104,9 FM, de São José do Belmonte, Programa Ponta a Ponto
18h - Desfile em comemoração aos 123 anos de Petrolina
20h - Live Papo 18, Aniversário de Petrolina-PE

Simone Fontana (PSTU)
7h - Panfletagem na Refinaria Abreu e Lima, Suape, entrada Oeste.
16h30 - Entrevista no programa Cimunica Web - TV Uninassau. Auditório Capiba

Ana Patrícia
Não enviou agenda até o fechamento da edição