ELEIÇÕES 2018 » Petebista aponta "retrato do abandono" Senador aproveitou visita à Zona da Mata Sul para enfatizar que obras para recuperação das enchentes de 2010 e 2017 ainda não foram finalizadas na região

Publicação: 14/09/2018 08:30

Em visita à Mata Sul do estado, o candidato ao governo pela coligação Pernambuco Vai Mudar, senador Armando Monteiro (PTB), centrou o discurso nas obras de contenção de enchentes que, segundo ele, não foram concluídas por conta da “omissão e incompetência” do atual governo. Ao falar sobre o assunto, o petebista destacou que, mesmo com recursos federais, o trabalho não foi finalizado “porque os órgãos de fiscalização encontraram falhas nos projetos”, referindo-se às barragens projetadas para conter cheias na região, a exemplo das que ocorreram em 2010 e 2017.

“Até mesmo na Barragem de Serro Azul, única fisicamente concluída, faltam muitas obras complementares serem entregues”, ressaltou Armando, que, em Palmares, onde o reservatório está localizado, recebeu um documento com demandas dos moradores da antiga Usina Serro Azul.  Entre os pedidos da comunidade, de acordo com a assessoria do candidato, estão a emissão de laudos que possibilitem a desapropriação de residências que ficam em áreas de risco (próximas à barragem), além de um terreno para construção de casas para os moradores da localidade.

As enchentes na região, inclusive, não ganharam espaço na imprensa apenas pela tragédia causada aos moradores. No ano passado, a Polícia Federal, com o apoio da Corregedoria Geral da União (CGU), deflagrou a Operação Torrentes para apurar possíveis desvios de recursos destinados à reconstrução dos municípios atingindo pela cheia na Mata Sul. Na ocasião, foram cumpridos 71 mandados judiciais na Região Metropolitana do Recife, um deles na Casa Militar, ao lado do Palácio do Campo das Princesas. De acordo com a investigação, parte dos R$ 450 milhões repassados ao estado pelo governo federal, teria sido desviado por empresários e servidores da Casa Civil.

“A Mata Sul é o retrato do abandono por um governo omisso e mentiroso. Vamos devolver à região o respeito que ela merece e o muito que deu ao estado”, observou Armando, lembrando que o governo do estado traçou um sistema de contenção com cinco barragens: Serro Azul, Gatos 2, Igarapeba, Panelas e Barra de Guabiraba. “Mas apenas a primeira ficou fisicamente pronta a tempo de evitar mais danos em 2017. Ainda assim, 50 mil pessoas ficaram desalojadas e cinco mil perderam a vida”, destaca a coligação petebista. O candidato circulou por Catende e Palmares acompanhado dos candidatos a vice Fred Ferreira (PSC) e ao Senado Mendonça Filho (DEM).  (Rosália Rangel)