Rands promete o Nome Limpo

Publicação: 24/09/2018 03:00

Uma adaptação estadual da proposta feita pelo candidato a presidente da República, Ciro Gomes (PDT), o candidato da coligação O Pernambuco que você quer, Maurício Rands (PROS), propôs o Programa Nome Limpo. O ex-deputado federal pretende liderar uma grande negociação, na qual o governador será o representante dos devedores.

Rands possui experiência nessa área. Seu primeiro cargo em governo foi na Secretaria de Assunto Jurídicos da Prefeitura do Recife, no primeiro mandato de João Paulo, na época no PT. Uma das primeiras ações foi Rands fomentar as negociações entre devedores e credores no Procon Recife. Um aprendizado, consolidado nesta época, é que o valor da dívida cresce porque os credores estabelecem multas, juros sobre juros, taxa de permanência e outros acessórios como parte da pressão pelo pagamento. “São juros e multas que não deviam fazer parte da dívida total”, explica Maurício Rands.

O candidato acredita que os próprios credores terão o maior interesse de se engajar no projeto, seguindo a linha de raciocínio: todo mundo que empresta quer receber para ter mais recursos para emprestar novamente. Por isso, Rands chamará as companhias de cartão de crédito, instituições financeiras e os bancos para uma reunião. “É nesse momento que entra o peso político do governador”, disse Rands.

O candidato acredita que essa ação vai colaborar para movimentar a economia local, enfatizando que “se as instituições em Pernambuco recebem, possuem mais recursos para o crédito e isso estimula a economia”.

“Se centenas de milhares de devedores têm o seu Nome Limpo, são centenas de milhares de consumidores de volta às compras. Se o comércio vende, o comerciante começa a pensar em contratar. Esse programa vai ajudar a reativar a economia. Vamos trocar as dívidas pela realização de novos sonhos”, argumenta.

Somente no Recife, são mais de 355 mil inadimplentes, de acordo com levantamento da Federação do Comércio. O valor médio das dívidas no Recife, atualmente, é de R$ 1.333,00.

Rands enfatizou que ao aceitar participar do programa, o inadimplente receberá uma proposta vantajosa: a dívida fica menor, o total pode ser dividido em meses e, ao quitar as primeiras parcelas, o Programa Nome Limpo vai tirar o nome do consumidor do SPC ou da Serasa, um dos objetivos do programa.