Rede e Lóssio entram em rota de colisão

Publicação: 14/09/2018 08:30

Representante de Pernambuco na executiva nacional da Rede, Roberto Leandro mostrou-se contrariado, ontem, com os apoios anunciados pelo candidato do seu partido ao governo do estado, Julio Lóssio, na última quarta-feira. Leandro se posicionou após a Rede divulgar uma nota na qual desautorizou as alianças divulgadas por Lóssio com lideranças no estado ligadas ao presidenciável Jair Bolsonaro (PSL). Para Roberto Leandro, a iniciativa não foi discutida internamente no partido, desrespeita a plataforma do partido e confunde a militância.

“A Rede vai buscar conversar com Lóssio e os demais candidatos majoritários (postulantes a senador) porque a gente tem todo um processo eleitoral pela frente e é preciso afinar a viola. Qual a implicação que isso tem na candidatura de Marina?”, indagou o porta-voz nacional da Rede no estado. De acordo com Roberto Leandro, nesse cenário de desigualdade entre as candidaturas (em termos financeiros e de tempo de televisão), o maior ativo da Rede é a coerência e isso não pode ser manchado.

Leandro lembrou que aqueles que apoiam a candidatura de Bolsonaro estimulam o discurso de ódio, a homofobia, o racismo e a misoginia. Leandro destacou que o coronel Luiz Meira tem um histórico ligado à repressão de movimentos sociais e a Rede não pode aceitar o seu apoio, muito menos fazer dobradinha com ele para deputado federal.

“Tivemos a informação de que os bolsonaristas disseram que a candidatura da Rede no estado representava a direita e a Rede não pode aceitar um apoio polêmico como esse, uma aliança com pessoas que defendem posicionamentos diametralmente opostos com o do partido e confunde o eleitorado. Marina sempre diz: “A forma como se ganha a eleição define a forma como se governa”, frisou, exemplificando: “A gente defende a cultura de paz, eles (aliados de Bolsonaro) defendem a liberação de armas. Temos um projeto no âmbito estadual, mas não está acima do projeto nacional”.

Lóssio reafirmou que não se considera nem de direita, nem de esquerda, porque  apoia projetos ligados a ambos os lados.  Para Lossio, a cultura de paz precisa estimular a união de todas as cores. “Eu estou buscando somar as pessoas que acreditam na minha campanha. A própria Marina disse que há pessoas de bem em todos os partidos. E Meira e Gilson Machado (Neto) são de bem e são bem- vindos”, declarou. (Aline Moura)