ELEIÇÕES 2018 » Segurança e empregos no caderno Segundo Paulo Câmara, haverá redução dos números da violência em Pernambuco ainda em 2018 como "nunca se viu" na história da segurança

Aline Moura
aline.moura1@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 12/09/2018 03:00

Pedidos por mais segurança, redução de carga tributária e abertura de vagas de empregos estiveram na pauta de cobranças do Sindilojas, da Câmara dos Dirigentes Lojistas Recife e da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas, ontem, em sabatina com o governador Paulo Câmara (PSB). As demandas do setor (comércio e serviços representam cerca de 70% do PIB pernambucano) foram feitas por empresários após o governador tecer uma apresentação de quase uma hora sobre as ações do governo do estado nas respectivas áreas, como contratação de policiais, revisão de impostos e crescimento do PIB em 2,2% no primeiro trimestre de 2018, o dobro do registrado no Brasil, segundo dados divulgados pela Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas do estado.

O governador encerrou o discurso com uma promessa para uma das áreas que mais aflige o comércio do Recife e os trabalhadores: a violência. Segundo o presidente do CDL, Cid Lobo Mendonça, a entidade possui três mil associados e se preocupa, especialmente, com a falta de segurança no Centro, que, além do comércio, tem igrejas históricas e representa a imagem da capital, com suas pontes, rios e casarios históricos. “A gente vai fechar 2018 com números da segurança que há muito tempo não se via em Pernambuco e muitas áreas vão ter números que nunca se viu na história da segurança pública de Pernambuco”, prometeu o governador, citando, detalhadamente, números de queda da violência na região central do Recife, como Conde da Boa Vista e Agamenon Magalhães.

Paulo Câmara ficou mais de uma hora em pé no meio do auditório da CDL, ora falando do que havia feito no estado, ora respondendo a perguntas. As promessas do candidato foram registradas pelo secretário de Turismo, Márcio Stefanni, e pelo secretário de Segurança, Antônio de Pádua. Ambos acompanharam o governador e anotaram os questionamentos feitos pela plateia, bem como os compromissos assumidos pelo socialista, entre eles, a criação do que chamou de “Pacto pelo emprego”, esse último escrito em caixa alta no topo de uma folha de papel por Stefanni.

“O emprego é a grande meta mobilizadora dos próximos quatro anos”, discursou o governador, lembrando que a manutenção do equilíbrio financeiro do estado, com o pagamento dos servidores em dia, evitou que a crise no comércio se ampliasse. “Vamos apresentar um grande pacto com a sociedade para a geração de empregos. Essa é a nossa obsessão agora”, acrescentou.

Agenda

Paulo Câmara (PSB)

7h30 - Visita à obra da ETE Cabanga
17h - Prosa Política com a prefeita de Gameleira Verônica do Major  
19h - Prosa Política com o prefeito de Ribeirão, Marcelo Maranhão

Armando Monteiro (PTB)
10h - Gravação para o guia
18h - Caminhada no bairro dos Coelhos
20h - Caminhada no bairro de Nova Descoberta

Maurício Rands (PROS)
11h50 - Entrevista ao vivo no NETV 1ª edição
12h10 - Entrevista ao vivo para o G1 Pernambuco
18h30 - Entrevista no Jornal da Tribuna
21h - Lançamento do comitê de João Fernando Coutinho (Palmares)

Julio Lóssio (Rede)

11h - Entrevista à Rádio Universitária FM
13h - Entrevista à Rádio Salgueiro FM
13h30 - Debate organizado pelo Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente
19h - Entrevista à TV WEB SANTA CRUZ ON LINE

Dani Portela (PSol)
13h30 - Entrega do Decágono de compromisso para os candidatos ao governo do estado de Pernambuco, ao Senado, Assembleia do Estado e representação do Estado de Pernambuco no Congresso Nacional
15h - Entrevista TV Globo
19h - Sabatina na Unicap

Simone Fontana (PSTU)

13h30 - Debate convocado pelo Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente
18h30 - Reunião com assessoria política na sede do partido

Ana Patrícia (PCO)
Não encaminhou a agenda de campanha