TECNOLOGIA » Aplicativo para checar se a notícia é fake news

Sávio Gabriel
savio.gabriel@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 16/10/2018 03:00

Em um cenário no qual as fake news invadiram o cotidiano dos brasileiros e são ancoradas, sobretudo, na democratização do acesso à internet e na mudança da forma como as pessoas consomem e produzem conteúdo, um projeto que está sendo desenvolvido em Pernambuco pretende colocar uma luz sobre a questão, separando o que é de fato ou não verdade. Trata-se de um aplicativo para celular que checa, em tempo real, se determinada notícia possui veracidade. Intitulada Verific.ai, a ferramenta está em fase de testes e já pode ser baixada em sistemas Android.

O projeto é de autoria da jornalista do Diario de Pernambuco Alice de Souza, mestranda do curso de indústrias criativas da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Ela explica que a ideia surgiu diante das discussões, em sala de aula, sobre o papel da internet na atualidade e na mudança do cenário global. “As pessoas deixaram só de consumir e passaram a produzir conteúdo com facilidade maior. Queríamos ver como as empresas, os meios de comunicação e o público estavam lidando com essa questão”, explicou.

Diante das pesquisas, Alice lembra que a avaliação foi de que há poucas ferramentas e formas de combater as fake news. “Atribuímos critérios do que seria uma notícia falsa e verdadeira nas redes sociais. Criamos padrões e demos peso a esses critérios”, explica. Entre esses critérios, estão uma lista de sites que já tenham sido identificados, por agências de checagem de notícias, como propagadores de fake news; se a notícia consta em 40 páginas de veículos de comunicação considerados confiáveis no Brasil; se o título possui exclamação ou interrogação; se há identificação do autor da notícia, entre outros. Vale ressaltar que a ferramenta analisa apenas notícias envolvendo os candidatos à Presidência nas eleições deste ano.

Além de Alice, fazem parte do time que desenvolveu o aplicativo o professor e orientador Dario Brito, o coordenador do curso de jogos digitais, Anthony Lins e o designer de interface Flávio Santos. O projeto tem ainda como consultores de desenvolvimento os especialistas em ciência da computação André Leitão e Luiz Felipe Libório.

O aplicativo funciona de forma intuitiva. Depois de baixá-lo, o usuário cola o link de determinada notícia e informa de que maneira teve acesso a ela (se via WhatsApp, blogs ou redes sociais) e depois checa a veracidade. “Não queremos ser jurados, nem ter a máxima da verdade, mas a análise se dá de acordo com o que já se tem de conhecimento sobre como se dissemina e quais as características de notícias falsas”, ressalta Alice. Por se tratar de um trabalho acadêmico, todos os resultados coletados servirão como subsídio para a elaboração de artigos científicos.

Por enquanto, a ferramenta está disponível apenas para o sistema Android, mas a expectativa é de que ele seja lançado para iOS também. “Se encontrarmos uma confiabilidade de resultado e ao percebermos que atingimos o nosso objetivo de ajudar o público a fazer essa filtragem, temos sim a perspectiva de continuar melhorando a plataforma e implementar outros serviços, que vai requerer investimento em mais tecnologia e pessoal”, destaca Alice.