Candidato sugere Cortella para Ministério da Educação

Publicação: 16/10/2018 03:00

Fernando Haddad postou ontem uma mensagem em seu perfil no Twitter sugerindo o nome do filósofo Mario Sergio Cortella para o Ministério da Educação. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo apurou, Haddad e Cortella se falaram no domingo sobre a pasta. De acordo com interlocutores, houve receptividade e ambos ficaram de conversar novamente para confirmar o convite nos próximos dias.

“Sou amigo do Mario Sergio Cortella há anos. Ele acompanhou meu trabalho como ministro e há muito tempo digo que ele deveria pensar em ocupar o Ministério da Educação. Quero montar a equipe dos melhores”, escreveu o presidenciável.

Apesar de conhecido pelos best-sellers que transformam a filosofia em lições de vida, parte da trajetória de Cortella está ligada à educação no PT. O filósofo foi secretário municipal da educação no início dos anos 1990, na gestão da ex-prefeita Luiza Erundina, em São Paulo, filiada ao PT na época. Ajudou a concretizar o projeto de seu antecessor no cargo e orientador de doutorado, o educador Paulo Freire, que queria uma escola pública com gestão democrática e que estimulasse a curiosidade crítica dos estudantes.

O programa de governo de Jair Bolsonaro (PSL) menciona que pretende “expurgar a ideologia de Paulo Freire”, considerado por ele como “doutrinador” das ideia de esquerda nas escola. (Agência Estado)