Diario político

por Marisa Gibson
marisa.gibson@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 01/11/2018 03:00

Afinando o tom

Com 32 deputados federais e dois senadores, o PSB dá a largada para se firmar como partido de oposição ao governo do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), “o caminho natural desenhado pelas urnas”, como afirma o líder do partido na Câmara dos Deputados, Tadeu Alencar. Há uma ebulição nos corredores do Congresso, com parlamentares salivando para enfrentar a tropa de choque de Bolsonaro, enquanto outros, como é o caso do líder socialista, advertem que a oposição  tem que ser também propositiva. Hoje, as bancadas do PSB na Câmara e no Senado conversam com o presidente nacional da legenda, Carlos Siqueira, para traçar um esboço do posicionamento do partido que será definido pela executiva nacional, na próxima semana. O PSB chegará à Câmara em 2019 com um elevado grau de renovação: serão 14 novos parlamentares. Isso pode até ser um facilitador para um projeto oposicionista vigoroso, como pode se deduzir pelo tom de uma observação de Tadeu Alencar em relação a Bolsonaro: “Antes de colocar a mão na faixa presidencial, ele tem que tirar o coturno”. Mas como a proposta de oposição deve ser também propositiva, o líder socialista destaca como ponto de partida a reforma da Previdência.“Temos que ter um contraponto ao projeto do Governo Temer. Afinal, não se pode reformular um setor de tamanha  importância, que interessa a todos os segmentos da população, sem que se coloque em discussão, por exemplo, a questão dos grandes devedores da Previdência.”  

No lucro
Em comparação com 2014, quando o PSB elegeu 34 deputados federais, a bancada eleita neste ano teve uma redução de dois parlamentares: ficou com 32 cadeiras. “Mas considerando que o PSB perdeu 11 deputados em 2017 com o racha em função do apoio ao presidente Temer, o partido ainda está no lucro,” observa o líder da legenda Tadeu Alencar.

Quase em família
O governador reeleito Paulo Câmara (PSB) e o deputado federal eleito Luciano Bivar (PSL) se cumprimentaram por telefone, logo após o primeiro turno, pelas respectivas vitórias. Bivar, que tem laços familiares  com Paulo, era da base aliada mas afastou-se da Frente Popular quando cedeu o PSL para abrigar a candidatura do presidente eleito, Jair Bolsonaro.

Na Mesa
Deputado federal eleito com 82.071 votos, Fernando Monteiro (PP) trabalha para disputar um cargo na Mesa Diretora da Câmara.  Monteiro é um dos parlamentares pernambucanos que mantém boa relação com Bolsonaro, desde 2003, quando o presidente eleito era deputado federal pelo PTB.

Conversa
Presidente do PRB Pernambuco, o deputado federal eleito Silvio Costa Filho (PRB)  se reuniu  com o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Rodrigo Maia (DEM). A reunião foi na residência do presidente da Câmara, em Brasília, e durante o encontro, os parlamentares conversaram sobre o momento do Brasil e da região Nordeste.

Extinção
Membros do Ministério Público e a OAB lamentam a extinção da delegacia especializada em crimes contra a Administração Pública, que vinha sendo comandada pela delegada Patrícia Domingos. “O combate à corrupção perde espaço com o fim dessa especialização”, registra Cristiano Pimentel, do Ministério Público de Contas (MPCO).

Ranking
O senador Armando Monteiro (PTB) foi cumprimentado, em jantar na CNI - Confederação Nacional da Indústria, por ter contribuído para que o Brasil subisse este ano 16 posições, do 125º para o 109º lugar, na pesquisa anual do Banco Mundial que avalia em 190 países a facilidade de se fazer negócios.

Portal
O relatório Doing Business, divulgado ontem, atribuiu a melhoria do Brasil, entre quatro medidas, ao portal que simplifica e agiliza os pedidos de exportação e importação, cuja implantação foi acelerada por Armando, quando foi ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.